A Oeste International Community Volunteers em conjunto com a Associação Ajudouro e mulheres ucranianas que têm aulas de português com Ana Boavida, voluntária da OICV, promoveu um jantar com desfile e baile a 18 de novembro, na Associação do Arelho, frequentado por cerca de 150 pessoas.
A OICV decidiu apoiar a Associação Ajudouro, para a qual reverteram 50% das receitas, informou o dirigente Joseph Poon. Os restantes 50% foram repartidos, igualitariamente, pela comunidade ucraniana apoiada pela OICV e pela própria associação, revertendo para o seu projeto de cozinha internacional.
O jantar contou com uma entrada ucraniana, segundos pratos asiáticos e sobremesa confecionada por Mariana Ferreira, aluna de Cozinha e Pastelaria em Torres Vedras, que também esteve a vender bolos.
A Ajudouro promoveu, pela segunda vez, um desfile de moda, uma paixão da presidente, Natália Pocariço, e que também visou angariar fundos através da venda das peças de roupa recebidas de doações, no final do espetáculo. O próximo desfile será a 16 e 17 de dezembro, em local a anunciar, aquando da festa de Natal da associação. Desfilaram cerca de 30 modelos, entre familiares da dirigente, beneficiários e voluntários da Refood das Caldas, com a qual a associação tem um protocolo.
Com atividade iniciada em 2016 e oficialmente em 2019, distribui, na Rua Vítor Lopes, Bairro da Ponte, todas as sextas-feiras à noite, sobras dos restaurantes e supermercados, como sopa, pão e bolos, bem como produtos não perecíveis obtidos através de doações particulares e de associações, a famílias carenciadas.
A Ajudouro também fornece roupas, brinquedos, mobiliário e eletrodomésticos doados. “Noto que cada vez mais as famílias estão a precisar de ajuda”, rematou a presidente. ■






























