Peniche: Há 44 talhões de cultivo para atribuir na horta comunitária

0
792
- publicidade -

Entre os dias 2 e 12 de janeiro do próximo ano será possível apresentar candidaturas para explorar um dos 44 talhões que estão disponíveis na horta comunitária de Peniche.
A Câmara Municipal esclareceu que as candidaturas devem ser apresentadas em papel, na Subunidade Orgânica de Desenvolvimento Social, no Edifício da Parreirinha.
Na seleção dos candidatos dá-se prioridade à proximidade de residência à horta comunitária, a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), a desempregados, a famílias numerosas (com seis ou mais elementos), a idosos (com 65 ou mais anos).
A horta comunitária de Peniche é um projeto com mais de dez anos (tendo o regulamento sido aprovado em 2013).
A Câmara compromete-se a ceder os talhões de forma gratuita e temporária, mas também árvores de fruto distribuídas pela horta, pontos de água coletivos destinados à rega, um tanque de aproveitamento das águas pluviais, uma instalação de apoio para armazenamento de utensílios e produtos agrícolas e um espaço de compostagem.
Os utilizadores têm como obrigação zelar pelos seus talhões e de manter em boas condições os equipamentos coletivos.
O pagamento mensal da água é feito numa divisão pelos utilizadores.
A construção de estruturas é proibida, assim como a produção de alimentos com fim à comercialização. ■

- publicidade -