OICV vai lançar programa de bolsas de estudo para estudantes locais

0
462
Joseph Poon e Aurora Sampaio, da OICV
- publicidade -

Candidaturas abrem em dezembro e, no primeiro ano, serão atribuídas quatro bolsas

A Oeste International Community Volunteers (OICV) está a implementar um projeto de bolsas de estudo para alunos carenciados com mérito académico. Este programa surge como resposta à necessidade crescente de apoio financeiro a jovens que desejam prosseguir para o ensino superior, mas encontram barreiras financeiras.
Aurora Sampaio, membro da OICV, é a mentora do projeto com o qual espera vir a impactar a vida dos jovens da região. “Temos observado que muitos alunos com potencial académico não conseguem ingressar no ensino superior por falta de recursos financeiros”, afirmou, reforçando o compromisso da associação com a inclusão e igualdade de oportunidades. Joseph Poon, presidente da organização, sublinha que “é importante para a OICV contribuir para o desenvolvimento futuro da comunidade local, porque queremos ser parte dela por muito tempo”.
O projeto, que estima atribuir as primeiras quatro bolsas no ano letivo 2025/26, irá apoiar um valor máximo de 1.500 euros por estudante, cobrindo despesas como inscrição, propinas e aquisição de materiais didáticos.
A abrangência inicial do programa será focada nos alunos dos concelhos das Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Peniche, Óbidos, Lourinhã, Cadaval, Bombarral e Marinha Grande, onde se estende atualmente a ação da OICV. Os estudantes elegíveis serão portugueses, ou estrangeiros com residência legal em Portugal, menores de 19 anos, que comprovem bom desempenho escolar e situação financeira vulnerável. Haverá, depois, um processo de seleção e uma entrevista “para garantir que estaremos a escolher os candidatos certos, que farão bom uso da bolsa”, realçou Aurora Sampaio. A OICV irá, entretanto, realizar a promoção da campanha nos agrupamentos de escolas dos referidos concelhos. As inscrições estarão abertas de dezembro deste ano até ao próximo mês de janeiro, através do site oicvbolsasdestudo.webnode.pt, onde também será possível tirar dúvidas e obter mais informações sobre o processo.
Para garantir a viabilidade do programa de bolsas, a OICV vai realizar eventos de angariação de fundos e pretende firmar parcerias com empresas e patrocinadores locais que possam contribuir financeiramente para o fundo das bolsas. Patrocinadores que doem valores acima de 1.500 euros serão nomeados padrinhos. “Queremos encontrar parcerias para tornar este programa anual e para que possamos, no futuro, alcançar mais estudantes”, concluiu Joseph Poon. ■

- publicidade -