No topo desta lista está, por larga margem, o Sweptail Rolls Royce, que terá custado a um cliente da marca britânica cerca de 11,5 milhões de euros. O Sweptail foi uma encomenda especial e isso explica, em boa parte, o preço avultado. Baseado no Phantom VII Coupé, o Sweptail tem um motor V12 de 6,75 litros capaz de debitar 453 cavalos, o que nesta lista até parece modesto, mas é a sua exclusividade e extravagância que define o elevado preço.
A verdadeira competição pelo carro mais caro, e também pelo mais rápido, do mundo começa a seguir e no topo está o Koenigsegg CCXR Trevita, com um preço de 4,27 milhões de euros. O construtor sueco de supercarros promete mais de 1000 cavalos de pura diversão e uma velocidade máxima que supera os 410 km/h. Não menos impressionantes são as acelerações. Demora 2,9 segundos a atingir os 100 km/h, 8,75 segundos a chegar aos 200 e aos 14 segundos já passou dos 300. Em auto-estrada, a Koenigsegg diz que gasta 18 litros de gasolina a cada 100 quilómetros.
Por 4 milhões de euros o leitor pode ter um Lamborghini Veneno Roadster, que é o terceiro da lista. Tem um motor de 6,5 litros V12 que debita 740 cavalos para uma velocidade máxima de 355 km/h.
No quarto lugar surge o McLaren P1 LM. Esta é uma versão especial que casa características da versão de estrada com a versão de pista deste modelo do construtor oito vezes campeão do Mundo de Fórmula 1. É mais uma máquina que ultrapassa os 1000 cavalos de potência, graças a uma unidade motriz híbrida, que acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,4 segundos e atinge os 350 km/h. Custa 3,2 milhões de euros.
A fechar o top 5 está o Lykan Hypersport, fabricado pela W Motors, uma empresa fundada no Líbano que actualmente tem sede nos Emirados Árabes Unidos. Com um preço de 3 milhões de euros, tem um motor de seis cilindros em linha bi-turbo que produz 780 cavalos e acelera até aos 385 km/h.
Pelo mesmo preço pode sempre optar pelo Bugatti Veyron by Masory Vivere. O Veyron tem o evoluído motor da Volkwagen em W com 16 cilindros que produz 1200 cavalos e que foi o primeiro automóvel de produção a ultrapassar a barreira dos 400 km/h. Desta versão só foram feitos dois exemplares, que têm design interior e exterior exclusivos.
Nesta lista vale a pena incluir ainda o impressionante Aston Martin Valkyrie, que estará à venda este ano por 2,85 milhões de euros. Este automóvel de estrada foi concebido para se comportar como um Fórmula 1. De resto, é fruto da cooperação da marca britânica com a Red Bull Racing e foi projectado por Adrian Newey, responsável pelos carros que deram título mundial a Nigel Mansel, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villneuve e Sebastien Vettel. Tão impressionante como o design é a unidade motriz. Junta um motor atmosférico (o que quer dizer que não é alimentado por um turbo) V12 acoplado a um motor eléctrico utilizado na Fórmula 1. Esta unidade de potência gera mais de 1000 cavalos de e gira a mais de 11.000 rotações por minuto (o que o faz produzir um som incrível). Estima-se que possa superar os 400 km/h e impressionar ainda mais na velocidade e nas cargas de força G que será capaz de gerar em curva.
AUTOMÓVEIS LOW COST
Estes automóveis são de sonho e só estão acessíveis a uma minoria de afortunados. Mas para muitas pessoas só o facto de poder ter um carro novo já é, por si só, um sonho.
Para que cada vez mais pessoas possam ter o seu próprio automóvel, os grandes construtores estão a aderir à moda do low cost. A vantagem competitiva destes automóveis é serem despidos de grande parte do equipamento electrónico que na Europa já quase ninguém dispensa. Mas também os custos de desenvolvimento são bastante mais baixos ao não serem obrigados a respeitar os rigorosos parâmetros de segurança e ambiente do mercado europeu.
Aqui no mercado nacional há apenas uma marca a permitir a aquisição de automóvel novo por menos de 10 mil euros, a Dacia, a marca low cost do grupo Renault. O mais barato de todos é o Sandero, com preço de entrada a 8.500 euros e as versões sedan e carrinha do Logan, a partir de 9.300 euros. O carro mais caro desta lista dava para comprar 1353 unidades do mais barato.