Nos dias 28 e 29 de setembro realizam-se as comemorações do 25º aniversário da criação da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, que se assinalou a 22 de julho, mas cujas celebrações foram adiadas por forma a evitar possíveis restrições causadas pelo nível de perigo de incêndio rural, que tende a ser elevado naquela época.
Dinamizados pela Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval (AMAC), as atividades arrancam no sábado, dia 28 de setembro, às 9h30, no Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto. Pelas 10h00 realiza-se um seminário dedicado ao tema “Escalar – atividade compatível com a preservação e proteção da natureza”, que vai anteceder a realização do “Convívio de Escalada e Batismo”, com o treinador de montanha e escalada António Afonso, atividade que decorre a partir das 14h00 e cuja participação está sujeita a inscrição prévia (através de um formulário disponibilizado pela Câmara Municipal do Cadaval).
No dia seguinte, às 15h00, vai ser feita uma visita guiada gratuita à Real Fábrica do Gelo, onde, meia hora mais tarde, se inicia o “Encontro Cultura Local”, com a atuação musical dos grupos “Cantares do Vento”, do concelho de Alenquer, e “Desafi(n)a-te”, do concelho do Cadaval.
O encerramento das comemorações contará com um wine set, que se realizará a partir das 17h00, onde será possível degustar os vinhos das Adegas Cooperativas do Cadaval, da Labrugeira e da Vermelha.
Com mais de 400 espécies de plantas e 75 espécies de aves identificadas (das quais dez com estatuto de ameaça), a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto abarca uma área de quase cinco mil hectares. ■