A presença de um segundo professor permite uma ajuda mais focada aos alunos com dificuldades
O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos está este ano a apostar num modelo que visa promover um maior apoio aos alunos e uma abordagem pedagógica mais colaborativa. O agrupamento aposta na coadjuvação em sala de aula, substituindo o formato tradicional de apoios individuais por um modelo mais dinâmico e participativo.
Esta aposta é feita em dois níveis, explica José Santos, diretor do agrupamento. Por um lado, existe um programa de apadrinhamento que garante aos alunos mais novos um apoio dos mais velhos “não só a nível espacial, a encontrar o seu caminho na escola, mas também a nível de estudo”. Depois, há um reforço do apoio professor-aluno com um programa de coadjuvações em sala de aula, que garante um apoio mais personalizado, sobretudo aos alunos com mais dificuldades.
A coadjuvação envolve a presença de dois professores na sala, o que permite focar esse apoio. “Desta forma, esperamos chegar às dificuldades dos alunos de uma forma mais incisiva e resolvê-las, remediá-las, atenuá-las mais rapidamente”, explica, acrescentando que, antes, estes alunos eram encaminhados, ainda que de forma facultativa, para tempos extra das respetivas disciplinas.
Este modelo é aplicado em todos os ciclos de ensino, mas começou com o primeiro ciclo com um programa específico, o DigitAll, uma academia digital patrocinada pela Vodafone, em que a empresa se encarrega de colocar um professor a ajudar o docente da escola neste programa de desenvolvimento da robótica e do pensamento computacional. “Achámos que era interessante alargar o âmbito a outras disciplinas”, refere José Santos.
No segundo ciclo, a coadjuvação foi aplicada na combinação de duas disciplinas que eram semestrais, mas foram fundidas e passam a ter sempre dois professores em sala de aula, a Cidadania e as Tecnologias de Informação e Comunicação. “Os temas são trabalhados, introduzidos, explorados na Cidadania e nas TIC. Gastamos algumas horas do nosso crédito, que eram gastas em apoios tradicionais, para promover esta ligação que vai permitir que eles tenham para já um maior apoio na exploração dos temas de Cidadania”, realça o diretor.
Além desta solução, há coadjuvação sobretudo nas aulas de Matemática e Português, garantindo que cada turma tem pelo menos uma hora por semana com dois professores na sala. ■