Palestra de Salvador organizada por alunas da Raul Proença fez encher CCC

0
660
- publicidade -

Não podia ter corrido melhor o encontro com Salvador Mendes de Almeida que aconteceu a 3 de Março, no CCC. A palestra fez encher o grande auditório e decorreu na sequência de uma campanha de sensibilização para a deficiência de um grupo de estudantes da Escola Secundária Raul Proença, que foi distinguida pela Associação Salvador com uma menção honrosa.

notícias das Caldas
Salvador Mendes de Almeida considera que há maior abertura para os problemas das pessoas com deficiência mas continuam a faltar as acessibilidades físicas

Salvador Mendes de Almeida é um conhecido apresentador de televisão que, aos 16 anos e por causa de um acidente de viação, passou a ter que andar numa cadeira de rodas. O jovem não se deixou abater e manteve a vida dinâmica que já tinha, virando-se agora para as causas relacionadas com a deficiência e com a falta de acessibilidades, tendo feito desta causa a razão para a existência de uma associação com o seu nome.
A vinda de Salvador às Caldas veio premiar o esforço do grupo de alunas da Escola Secundária Raul Proença, designado “Sobre Rodas” que ao ter criado uma campanha de sensibilização para a deficiência que incluía um anúncio para rádio e a produção de vários materiais gráficos.

- publicidade -

 

A campanha de sensibilização do grupo Sobre Rodas da autoria das alunas da Secundária Raul Proença distinguiu-se num total de 70 trabalhos oriundos de 32 escolas de todo o país. Segundo Salvador, as alunas caldenses receberam a menção honrosa “pela força da mensagem”. Em consequência desta distinção, o próprio mentor da associação veio dar uma palestra nas Caldas da Rainha com o objectivo de “sensibilizar para importância das acessibilidades e para a temática da deficiência”.
Na sua opinião, quantas mais pessoas estiveram sensibilizadas para o tema da falta de acessibilidade “mais fácil será no futuro não só para quem anda de cadeira de rodas mas também para os seniores, aos que têm que carregar pesos, ou a quem leva os filhos em carrinhos de bebé”.
Salvador Almeida considera que tem assistido nos últimos tempos a uma grande mudança ao nível das mentalidades sobre a deficiência em Portugal apesar de achar que ainda falta percorrer um longo caminho. Se por um lado as pessoas estão cada vez mais sensíveis às temáticas, depois “continuam a faltar as acessibilidades físicas”.
Salvador é também apresentador e autor de um programa de televisão homónimo que “está a correr muito bem, e a segunda série veio confirmar que o programa tem sido um sucesso não só nas audiências como também na sensibilização para a deficiência”. A primeira série de programas onde os convidados são desafiados a viver uma experiência menos comum – desde voar a ser conduzidas por pilotos de Fórmula Um – já deu origem a um livro, que foi lançado em 2007.

Associação apoia pessoas com deficiência

É muito gratificante ver jovens a trabalhar nestas áreas e nós temos apostado neles que serão os futuros lideres e vão estar a trabalhar nas empresas e nos jornais”, disse o convidado, acrescentando que os mais velhos têm mais dificuldade em se adaptar, ao passo que se tem revelado mais fácil apostar na mudança de mentalidade nos mais novos. Salvador reconhece que o programa televisivo tem contribuído para chegar a toda a gente.
O convidado ainda explicou que a sua associação tem mais um programa que visa apoiar directamente pessoas com deficiências, bastando para tal que exponham o seu caso directamente à Associação Salvador. “Temos dado cadeiras de rodas e até computadores para conseguirem trabalhar”, especificou o convidado. “Quem tem falta de algo deve dizer-nos que nós analisamos os casos e ajudamos financeiramente a obter o pretendido”, disse. No ano passado foram  apoiadas 16 pessoas com 70 mil euros, em especial numa altura em que “o Estado“cortou nos apoios às ajudas técnicas”. Por isso, “quem precisa tem aqui uma janela de oportunidade”, reforçou Salvador.
Durante a sessão no CCC as jovens deram a conhecer a sua campanha e Salvador contou a sua experiência de vida. Foi ainda relatado o que o grupo das jovens caldense fez pelo seu colega Pedro Duarte que sofre de parapesia. As jovens souberam que Pedro era fã incondicional do Sporting, contactaram o clube e conseguiram com este jovem contactasse com os jogadores da sua equipa de eleição. A visita correu tão bem que o jovem ainda teve a oportunidade de assistir a um jogo do seu clube.
Do grupo Sobre Rodas fazem parte as alunas Mariana Pereira, Adriana Nunes, Inês Marques, Rita Carvalho, Denise  Francisco e Juliana Serrazina.

 

- publicidade -