Três seniores e uma criança viajam por diversas localidades do país num velho carocha amarelo, provando que não há idade para se ser feliz e passar por diversas aventuras. Esta a história da próxima série a transmitir em Abril, pela RTP, intitulada “Velhos Amigos”.
A produtora SP Televisão esteve em Óbidos a semana passada, entre quarta e sexta-feira a fazer filmagens e hoje e amanhã estará nas Caldas da Rainha. As cenas terão lugar na Praça da Fruta e zona envolvente.
Manuel Cruz não disfarçava o contentamento, na tarde de sexta-feira, enquanto aguardava para entrar em cena. Aos 84 anos, o residente em Amoreira, participa pela primeira vez numa série televisiva, juntamente com a sua esposa, que também respondeu ao desafio lançado pela produtora aos utentes dos centros de dia do concelho.
O figurante faz o papel de vítima de um burlão que lhe comprou uma carrinha e não pagou.
Manuel Cruz tinha ao seu lado outros amigos, também eles utentes de centros de dia e de convívio do concelho e elementos do grupos de teatro, como era o caso de Otília Tavares, de 70 anos, residente na Sancheira Grande e que participa no grupo de teatro do Arelho.
“O nosso país está cheio de burlões e temos que os eliminar porque enganam uma pessoa com facilidade”, disse o octagenário, contente com o seu pequeno papel e com o com a lição que pode transmitir. “E foi formidável contracenar com os actores que conhecíamos da televisão”, acrescentou Otília Tavares, especificando o nome dos artistas com quem contracenou e que já seguia pelo pequeno ecrã.
As cenas de sexta-feira decorreram na Casa d’Óbidos, uma casa senhorial do XIX, situada junto ao Santuário do Senhor da Pedra, que actualmente está transformada em turismo de habitação.
De manhã, as cenas foram de exterior, na estrada que dá acesso à quinta e também junto à casa, e contaram também com a participação de José Ramalho, actor e director técnico do CCC, no papel de militar da GNR, que acaba por apanhar e prender o burlão. Da parte da tarde as gravações decorreram no interior da casa, na sala de jantar.
Para Mariana Baptista, directora turística da Casa d’Óbidos, é “sempre um gosto” participar em eventos deste género, que funcionam como uma boa divulgação do espaço.
Na quarta e quinta-feira as filmagens decorreram nas ruas e largos da vila e também na estação dos comboios.
“Filmar em Óbidos é mais complicado por causa das condicionantes do trânsito, mas vale a pena porque tem um décor lindíssimo”, conta Cristina Soares, directora de produção, acrescentando que nesta série mostram alguns dos sítios mais bonitos do país.
Para hoje estão previstas gravações na Praça da Fruta caldense e amanhã na zona envolvente.
As aventuras e desventuras dos protagonistas, Luís Alberto, Orlando Costa e João Maria Pinto, têm também por cenários as localidades de Vila Moura, Vila Viçosa, Ferreira do Zêzere, Mafra e a aldeia fictícia denominada “Aldeia Pequena”, situada algures entre o alto Alentejo e a Beira Baixa.
As filmagens de “Velhos Amigos” terminam a 30 de Abril, devendo a série de 26 episódios começar a ser emitida na televisão pública na terceira semana de Abril.