“Pão descomplicado” apresenta receitas sem glúten na EHTO

0
98
“Pão Descomplicado” é o sexto publicado pela “Equipa Paleo XXI”, que, desta vez, convidou Ana Henriques para colaborar na elaboração das receitas

O livro da Associação Paleo XXI é coautorado por uma antiga aluna do curso de Padaria Avançada da EHTO.

Foi na passada sexta-feira, dia 18 de novembro, que a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste recebeu a apresentação do livro “Pão Descomplicado”, da Associação Paleo XXI, autorado por Ana Henriques, aluna da turma de 2019 (4ª edição) do curso de Padaria Avançada daquela escola, Francisco Silva e Paula Ruivo, respetivamente, o presidente e a vice-presidente da Associação Paleo XXI.
Esta foi a terceira apresentação do livro, que é apoiado pela Associação Portuguesa de Celíacos e que esteve no primeiro lugar do top das novidades da Fnac aquando do seu lançamento. O livro contém mais de 65 receitas originais e que seguem o conceito “Paleo XXI”, portanto, sem glúten, um nutriente que este modelo considera que não é desaconselhado apenas aos doentes celíacos, já que é uma “proteína inflamatória”, e que não constava da alimentação dos “nossos antepassados do Paleolítico”, contou Francisco Silva.
A turma do Curso de Padaria Avançada de 2022 da EHTO participou com algumas receitas.
As receitas também não contemplam a utilização de produtos “ultra-processados”, e representam alternativas ao pão de trigo. São diversos tipos de pão “low carb” (baixo em hidratos de carbono), alguns fabricados com “massa mãe”, outros que “precisam de fermentar um dia”, havendo ainda dos que se fazem “na hora”, e que são fabricados com farinhas de oleaginosas (frutos secos), de semente de girassol ou de linhaça, ou com farinhas secas, como as de arroz, de milho ou de polvilho, às quais se juntam, no caso destas últimas, gorduras naturais como o azeite extra virgem ou o óleo de coco, “eventualmente a manteiga, desde que seja só nata e sal, ou só nata”, como explicou o autor. “Estes pães acabam por ser mais nutritivos”, acrescentou o fundador do grupo de Facebook “Paleo Descomplicado” e da Paleo XXI, que já lançou outros cinco livros e que também redige a revista “Paleo XXI”, sendo o conceito inspirado no modelo “Primal” (“Energia Paleo”), de Mark Sisson.
Ana Henriques e a alcobacense Paula Ruivo foram as autoras das receitas do livro, havendo ainda duas de alunos da turma de 2022 do curso de Padaria Avançada. “Podem-se criar pães fantásticos sem a farinha de trigo”, utilizando outras, como a de “milho” e de “arroz”, com um peso “importante na produção nacional”, salientou Ana Henriques.