- publicidade -

A empresa PDL – Parque de Dinossauros da Lourinhã atribuiu bolsas a três projectos de investigação científica no valor de quase 75 mil euros.
O projecto com maior dotação financeira coube ao do Museu da Lourinhã com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e é dedicado à espécie de terópode Baryonyx. As duas instituições foram ainda selecionadas com outro estudo, ligado ao Microsaurus, microvertebrados do Jurássico. Estes dois projectos terão comparticipação aproximada dos 60 mil euros.
Do Museu Geológico – Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, foi escolhido o projeto de exposição e montagem em postura de vida do Estegossauro da Atouguia da Baleia (Miragaia Longicollum) no Museu Geológico de Lisboa, com uma verba atribuída de 14,6 mil euros.
Estes foram os três estudos escolhidos entre os 15 a concurso e foram seleccionados pela sua importância na investigação e preservação do património paleontológico português.
Os fundos provêem de uma campanha criada em parceria com os supermercados Pingo Doce, através das cadernetas “Super Animais 3” dedicadas aos dinossauros, que angariou 70 mil euros.
Simão Mateus, Paleontólogo e Diretor Científico do Parque dos Dinossauros, citado em comunicado, disse que o estabelecimento deste tipo de parcerias “é muito importante para a dinamização científica em Portugal, sobretudo numa área ainda pouco conhecida”.

- publicidade -