A pastelaria portuguesa é muito rica em tradição e história mas, hoje em dia, é necessário enriquecer os conhecimentos na área, além da grande dedicação que esta profissão requer. Aos profissionais, cada vez mais, exige-se precisão e rigor no dia a dia, que é muito exigente a nível de horários e trabalho aos fins de semana. Os trabalhadores deste setor devem ser flexíveis, versáteis e muito vocacionados para a aquisição de conhecimento e competências nas diversas áreas de trabalho relacionado com a pastelaria e padaria.
Nas empresas deve haver uma constante preocupação com a formação profissional. Esta aposta, para ser considerada um investimento, tem que contribuir para melhorar e acrescentar valor ao que já existe.
A formação permite criar competitividade efetiva e saudável entre as empresas relacionadas com as áreas da pastelaria e da padaria.
Na perspetiva do trabalhador, a aquisição de novos conhecimentos permite uma valorização pessoal, tendo vantagens enquanto profissional inserido no mercado de trabalho ou mesmo estando à procura de emprego.
As novas tendências no que diz respeito à pastelaria/padaria prendem-se com a criatividade, inovação, novos sabores e sensações através dos ingredientes e do aspeto visual. Há uma outra área em expansão que está relacionada com a promoção da saúde e do bem-estar. Uma grande parte desta indústria já está a fazer um esforço para reduzir os ingredientes indesejáveis tais como o sal, o açúcar e a gordura nas suas receitas para dar resposta à procura do consumidor que é cada vez mais exigente e esclarecido.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, possui uma oferta formativa variada e preocupa-se em formar os seus alunos tendo em conta as novas tendências do setor. No mês de fevereiro, terá início a 4ª edição do curso de Padaria Avançada, formação onde há um grande destaque ao uso de produtos naturais e biológicos na confeção dos mais variados tipos de pão. Esta ação – que inclui módulos como Segurança e Higiene Alimentar na Padaria, Técnicas de Panificação e Padaria Dietética e Funcional e Padaria Internacional – tem a duração de 600 horas (6 meses) ou a possibilidade de frequência de módulos de 25 e 50 horas.
A aquisição de novos conhecimentos, a nível internacional, também está presente no decorrer dos nossos cursos de Pastelaria e de Padaria. Recentemente, os nossos formandos, acompanhados pelos formadores da área, deslocaram-se a França para visitar a feira internacional SIRHA 2019 que teve lugar em Lyon. Este certame reuniu cerca de 3000 expositores e marcas e perto 208 mil profissionais das áreas da hotelaria e da alimentação. Os alunos que participaram nesta viagem a terras gaulesas tiveram ainda formação em diversos centros de formação de pastelaria e padaria em Paris. Uma oportunidade de aprender e partilhar conhecimentos com profissionais da área de uma outra cultura europeia onde a padaria e a pastelaria são muito valorizadas.
Paula Domingues
Formadora Coordenadora da área de Pastelaria/Padaria
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste