Passagem de modelos foi o ponto alto do encerramento do Festival de Chocolate

0
456
notícias das Caldas
O evento foi pautado com momentos musicais

O aroma a chocolate já não se faz sentir no ar, as bancas já não invadem o espaço público e começam a desmontar-se os cenários. É assim Óbidos dias depois de terminar o Festival Internacional de Chocolate que, durante três semanas, de quinta-feira a domingo, trouxe à vila mais de 200 mil pessoas, de acordo com a organização.
“Apesar do momento que Portugal passa, em Obidos as iniciativas que realizamos continuam a dar um forte impulso à economia local e regional”, disse à Gazeta das Caldas José Parreira, administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, que já se encontra a organizar a décima edição do festival.

O certame teve, na noite de sábado, um dos seus momentos altos, com a passagem de 12 modelos de chocolate. O evento decorreu na praça de Santa Maria e juntou mais de um milhar de pessoas.
Este ano foi convidada a dupla de estilistas Storytailors, que apresentou quatro criações, cobertas com “capas” decoradas com chocolate pela equipa técnica do Festival de Óbidos.
A designer Ana Morais, aluna do CIVEC (Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção), ajudada pelos chefs Nelson Vicente e Jorge Rodrigues, foi a vencedora da passagem de modelos, com uma criação inspirada no Castelo de Óbidos.
Pela passarelle da Praça de Santa Maria desfilaram ainda três criações para crianças, também realizadas pelo CIVEC, e dois modelos de bodypainting.
A apresentação do evento esteve a cargo do radialista João Carlos Costa e de Vânia Rodrigues, apresentadora do novo canal de televisão, produzido no Parque Tecnológico e dedicado ao público jovem, Young Channel.
José Parreira salienta que, apesar do mau tempo que se fez sentir nessa noite, foi um “momento muito marcante”. A organização irá agora afinar alguns pormenores e em 2012 “gostaria muito de poder voltar a fazer o desfile na Praça, se possível com mais motivos de interesse”, refere, acrescentando que, depois da presença dos Storytaillors, terão que encontrar uma aposta à altura.
O responsável considera que este evento tem duas componentes fundamentais, uma relacionada com os concursos e demonstrações, e outra dedicada ao lazer dos visitantes.
A Óbidos Patrimonium está já a preparar a edição de 2012, que manterá o mesmo formato. “Este evento, com a dimensão que assume no panorama nacional, obriga-nos a trabalhar ao longo de todo o ano”, explica José Parreira, que na próxima edição gostaria de ter mais empresas a participar. “Durante o festival a economia agita-se e gera receitas de muitos milhões de euros”, conclui.

 

Resultado dos concursos do Festival

Concurso Internacional Receitas de Chocolate
3.º Lugar – Zäzilia Krenauer (Áustria) – Bolo de Chocolate
2.º Lugar – Maria de Lurdes Lourenço (Portugal) – O Meu Melhor Merengue
1.º Lugar – Lise Heimark (Dinamarca) – Bolo de Chocolate da Lise

Concurso Montras de Chocolate

Vencedor: Casa das Natas (Braga)

Concurso Chocolatier do Ano
Vencedor: Rafael Gomes

Esculturas de Chocolate
Prémio Mestria – Portas da Vila (Dário Godinho, Paulo Nunes, Alexey Kiselev e Bruno Lopes)
Prémio Impacto – Castelo de Óbidos (Vítor Amaral, Luís Ferreira, Jorge Rodrigues e Fátima Sá)
Prémio Fidelidade – Santuário do Senhor Jesus da Pedra (Patrício Cantecali, Henrique Leitão, António Costa e João Mateus)
Prémio Criatividade – Igreja de Santiago (Eurico Ferreira, Nelson Vicente, Jorge Silva e Carlos Videira)
Prémio Especial do Júri  – Igreja de Santa Maria (Alexander Efimov, António Pires e Bruno Ferreira)