Passeio equestre juntou cerca de 180 participantes

0
716
A benção dos cavaleiros foi uma das novidades do desfile deste ano
- publicidade -

Câmara e ACCCRO elogiam dinâmica e fazem balanço positivo do Natal Encantado

O último sábado nas Caldas da Rainha foi marcado pelo tradicional Passeio Equestre de Reis, um evento que não só celebrou a cultura equestre da região, mas também serviu como prelúdio para o encerramento do programa “Natal Encantado”. A iniciativa, organizada em colaboração entre a Associação Empresarial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), a Associação de Criadores de Puro Sangue Lusitano do Oeste (ACPSLO) e o município, destacou-se pela participação recorde.

“Este foi mesmo o maior desfile. Tivemos muita participação de charretes e cavaleiros, o que demonstra que há uma comunidade forte ligada ao cavalo na nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques.

- publicidade -

O passeio percorreu grande parte do perímetro da cidade, desde a Expoeste até ao Cencal e rotunda da Rainha, derivando depois para o centro onde as ruas decoradas e iluminadas proporcionam um espetáculo visual aos residentes e visitantes. “Ver as ruas cheias de pessoas a parar para verem o desfile passar, tirar fotografias, é um sinal claro do impacto positivo que o evento tem”, acrescentou o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, destacando o trabalho da ACPSLO na organização.

Este ano o passeio contou com cerca de 36 charretes e 56 cavalos montados, envolvendo cerca de 180 pessoas no passeio e 230 no jantar que se seguiu. Este ano foi novidade uma paragem em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde os cavalos e cavaleiros receberam a bênção.

O passeio equestre também funcionou como ponte entre dois grandes eventos locais: o Natal Encantado e o Oeste Lusitano, que decorrerá novamente este ano em maio e terá como mote a comemoração dos 100 anos da vitória do caldense José Tanganho na Volta a Portugal a Cavalo.

Realçando a importância de afirmar as Caldas como um concelho equestre, Vítor Marques, adiantou que, brevemente, o concelho vai integrar uma nova associação de municípios ligados à tradição do cavalo, que vai integrar outras referências equestres, como a Golegã, Alter do Chão e Viana do Castelo. “A ideia é promover o cavalo lusitano e reforçar a identidade cultural destas regiões”, explicou o presidente da Câmara.

O passeio foi uma das últimas da edição do Natal Encantado 2024/25, que integra um esforço mais amplo para dinamizar o comércio e atrair visitantes durante a época natalícia. “Sentimos que houve bastante dinâmica, muita gente nas ruas, um envolvimento maior do que também era hábito dos próprios comerciantes, começando logo pelo próprio concurso de montras, que teve 60 participantes, penso que é mais do dobro do ano passado”, destacou Vítor Marques. O autarca lembra que um dos objetivos do programa é dinamizar o comércio e que, quando os dados estiverem apurados, será feito esse balanço económico. Mas o evento é também para as famílias e visitantes da cidade “viverem esta época festiva num espaço tão ímpar e icónico”.

Já o presidente da ACCCRO, apesar de fazer um balanço positivo do evento, adianta “não foi o melhor Natal de sempre para os comerciantes, porque se nota que há falta de dinheiro. Mas dentro do que era possível, tanto o município como a ACCCR fizemos o que era melhor para gerar atratividade”.

Esta foi a última edição organizada com Luís Gomes na presidência da ACCCRO, uma vez que o dirigente atingiu o limite de dois mandatos permitidos pelos estatutos da associação. “Espero que a próxima direção traga novas ideias e continue a dinamizar a cidade e o comércio local”, concluiu.

- publicidade -