Desde princípios de Janeiro que a Pastelaria Infante (Avenida) está encerrada. Inicialmente foi colocado um aviso na porta, escrito à mão, anunciando que o estabelecimento fechara temporariamente por motivos pessoais e voltaria a abrir em breve, mas entretanto este papel foi retirado e substituído por outro, que comunica que o café reabrirá com nova gerência.
O primeiro aviso foi colocado pelos antigos responsáveis daquele espaço – a empresa MPMS Lda. – que em Janeiro terminaram o seu contrato de arrendamento com os proprietários do imóvel, que depois afixaram o segundo papel na porta.
À Gazeta das Caldas, Cristina Batista, filha dos proprietários, confirmou que o contrato com os arrendatários que exploravam a Pastelaria Infante chegou ao fim e não foi renovado. O novo arrendatário será Dimas Andrade, ex-funcionário da pastelaria que em Setembro passado entrou em suspensão de trabalhos devido à falta de pagamento do salário correspondente ao mês de Agosto. O mesmo aconteceu a outras três trabalhadoras da casa, a quem também não pagaram dois meses de salário.
No final do ano passado, Dimas Andrade apresentou despedimento por justa causa, candidatando-se depois aos programas de apoio do Centro de Emprego para reabrir o café onde trabalhou durante 20 anos. O estabelecimento passará agora a chamar-se “O Dimas” e falta apenas que o IEFP aprove o projecto de candidatura, prevendo-se a sua reabertura para breve.
Mas esta transição não foi pacífica. Gazeta das Caldas apurou que a 10 de Janeiro, data em que os responsáveis da Pastelaria Infante retiraram do estabelecimento o “recheio” que lhes pertencia (como mesas e cadeiras), a PSP foi chamada ao local porque estes tinham danificado o tecto falso e o quadro eléctrico.
À Gazeta das Caldas a PSP confirmou que apenas o tecto tinha sido retirado, não fazendo referência a outros danos causados.
Desde Julho de 2016 que a empresa MPMS Lda. (gerida por Madalena Barros Duarte) era a responsável pela Pastelaria Infante, após ter adquirido o negócio à firma Irmãos António & Eduardo Lda. que pertence ao seu pai, António Barros Duarte.