Percursos pedestres de Alcobaça têm visitas acompanhadas

0
251

A Câmara de Alcobaça, em conjunto com o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e as Juntas de Freguesia do Concelho, dinamizou 8 percursos marcados, destinados a caminhantes, famílias ou grupos que gostem de desfrutar do ar puro, de praticar desporto ou atividades de lazer. São mais de 55 km de percursos que visam enaltecer o património natural, cultural, histórico e arquitetónico do concelho, assim como a sua natureza.

Esta iniciativa, gratuita e de acesso livre, terá início este sábado, 15 de maio, com a visita à Roda da Água, na Benedita. Além disso, será possível conhecer lugares como Por Coz, Alpedriz e Montes, Mata Nacional do Vimeiro, Mina do Azeiche, entre muitos outros.

Para Paulo Inácio, presidente da autarquia, “cada vez é mais importante a conservação do nosso meio ambiente, educar as novas gerações para a preocupação ambiental, e com isso a valorização do património, não só ambiental, mas também cultural”. O autarca realça que existem pelo concelho marcos distintos de biodiversidade, de fauna e flora, paisagens naturais, mas também inúmeras paisagens culturais. “Elementos deixados pelos monges cistercienses que, durante séculos, ergueram notáveis obras de engenharia hidráulica, um notável sistema agrícola e de povoação das terras”, aponta.