Petição contra petróleo em Peniche entregue na Assembleia

0
784

A petição pelo cancelamento dos contratos de prospecção e produção de petróleo nas bacias de Peniche e Lusitânica foi entregue na passada sexta-feira, 23 de Dezembro, na Assembleia da República.

Lançada a 21 de Agosto deste ano, a petição reuniu mais de 6000 assinaturas. No documento lê-se que os “contratos foram celebrados nas costas da população e das autarquias e não são compatíveis com os interesses locais”. Além disso, estes contratos “colocam em risco os recursos naturais e as principais actividades económicas da região”.
Os signatários congratulam-se com o cancelamento de alguns contratos no Algarve, mas salientam que “não basta”, considerando que “não faz sentido para Portugal iniciar agora a prospecção de petróleo quando é de senso comum que o caminho energético do futuro passa pelas energias renováveis”.
Na petição alerta-se ainda para a contribuição que estes contratos tem na destruição do sistema climático e realça-se que vão “contra o compromisso assumido por Portugal face às metas estabelecidas na Cimeira de Paris (2015)”.

- publicidade -