Por que acha que as pessoas não foram votar?

0
738
Vítor Gonçalves, mecânico (Abrantes)

31 Tenho andado pelo estrangeiro e não vejo as coisas tão mal como estão aqui, que não temos apoio, não temos nada. Há descrédito na classe política. Votar num ou votar no outro é tudo igual. Enquanto não houver uma mudança muito radical na classe política, as coisas não se vão alterar.

Hortelina Oliveira, reformada (Caldas da Rainha)

Não faço ideia. Hoje em dia as pessoas tinham obrigação de estar minimamente esclarecidas de que votar é um dever. O que se pode fazer para isso mudar? Não sei. Acho que há um pouco de falta de noção do que é a cidadania. Ouve-se dizer que é uma forma de protesto, mas há outras formas de o fazer mais eficazes protestar do que não ir votar. Se calhar os políticos também deviam ser mais focados a explicar as coisas. Fala-se muito, mas não se esclarecem os assuntos e isso também afasta as pessoas.

Ricardo Marques, técnico de electrónica (Caldas da Rainha)

Acho que as pessoas não têm confiança em quem governa, nem que possa haver uma mudança no estado das coisas. Andamos há 20 anos a ouvir dizer que estamos em crise. Já se tentaram várias soluções e as coisas mantêm-se. Inclusivamente as pessoas votaram num partido e quem foi para o governo foi outro. É preciso maior credibilidade dos políticos e que as pessoas acreditem verdadeiramente numa mudança. Se isso acontecer as pessoas voltam a votar. Está mais nas mãos dos políticos do que propriamente das pessoas. J.R.