Pousada de Juventude de Alfeizerão encerrada até Março

1
692

A Pousada de Juventude de Alfeizerão vai encerrar “temporariamente” até ao próximo mês de Março. A informação é confirmada pela Movijovem, que justifica a medida pela “quebra acentuada de ocupação” da Pousada no período em causa, “inferior a 20%” e pelo “cancelamento de reservas”.
Graça Carrilho, vogal da Comissão Liquidatária da Movijovem, aponta o dia 14 de Março como o último dia em que o equipamento vai estar de portas fechadas e garante que esta é uma “medida indispensável para assegurar a manutenção dos postos de trabalho”. O encerramento temporário afecta três funcionários “cujo vínculo mantém-se, sem perda de vencimento ou qualquer regalia social”, afirma a responsável. A Movijovem adianta ainda que a pousada “reabre quando existam reservas para mais de 20 pessoas e por duração não inferior a três dias”.
O encerramento apanhou de surpresa a presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Natividade Marques, que não foi informada oficialmente da decisão da Movijovem (tal como não o foi o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça). “A única informação que tinha era que a Pousada estaria encerrada para férias até 5 de Dezembro”, diz. Uma interrupção no funcionamento que se verificava há um mês.
Para a autarca o encerramento, mesmo que temporário, “é uma tristeza”, pois a Pousada “sempre dava alguma alegria e movimento à freguesia”.
Ainda que grande parte do consumo dos jovens fosse feito no equipamento, nomeadamente as refeições, Natividade Marques salienta que “muitas vezes os jovens que estavam na pousada usavam equipamentos da freguesia para ocupar os seus tempos livres, trazendo com eles algum dinamismo”.
A presidente da Junta de Freguesia espera que o encerramento não se prolongue até Março. “Acredito que a situação se vai resolver”, diz.
O encerramento da Pousada de Juventude de Alfeizerão é, de resto, anunciado no site da Movijovem, onde é ainda referida a disponibilidade para reservas de grupo. Este equipamento conta com 62 camas, distribuídas por cinco quartos duplos, um quarto duplo adaptado para pessoas com mobilidade condicionada, oito quartos múltiplos e um quarto familiar. Uma sala de convívio, uma cozinha e uma lavandaria de alberguista e um café-bar são outras comodidades desta pousada.
A Pousada de Juventude de Alfeizerão estava a funcionar desde 2007, altura em que foi reaberta depois de seis anos encerrada. O equipamento foi alvo de obras de remodelação e ampliação no valor aproximado de 1,5 milhões de euros. Ganhou ainda a designação de Pousada de Juventude de Alfeizerão-São Martinho do Porto, o que não agradou à população local.
Na mesma situação que a Pousada de Alfeizerão está a Pousada de Juventude de Alvados, no concelho de Porto de Mós, que deverá encerrar no mesmo período de tempo.

Joana Fialho

jfialho@gazetadascaldas.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é o principio do fim. A cooperativa Movijovem, foi criada em 1991, para servir interesses partidários. Foi um regabofe, durante os últimos 20 anos. Agora, com um passivo de muitos milhões, sem estratégia comercial e com os credores à perna, não tem outra solução que não seja o despedimento, o lay off e o encerramento de muitas estruturas que nunca deveriam ter aberto.