Quase 80 vestidos, três carros alegóricos, cavalos, motas e um automóvel descapotável. A Parada de Primavera, desfile organizado pela estilista Edite Norte, ficou marcado pelos contrastes e será agora recordado pela festa que trouxe ao centro das Caldas no dia 2 de Abril. Às modelos que usaram peças da nova colecção, juntaram-se clientes que voltaram a usar os seus vestidos de noiva. A cantora Rebeca também participou com um vestido que foi a estrela do evento.
Foi assim que Edite Norte somou estas duas ideias e resolveu organizar o cortejo Parada de Primavera, que reuniu, na Praça 25 de Abril, 76 manequins (60 desfilaram com modelos da nova colecção da loja e 16 com vestidos próprios). Apenas três peças tinham a assinatura da estilista, incluindo o vestido de noiva da cantora Rebeca. Este modelo exclusivo foi o centro das atenções do desfile, não só pela sua longa cauda, como pelos cristais bordados e o enorme volume do conjunto que pesava sete quilos. “Não é um vestido comercial, mas sim muito diferente e único, pensado para uma clientela muito específica”, explicou Edite Norte, realçando que as tendências de moda do vestuário de cerimónia se mantêm por muito tempo e há mesmo peças intemporais. Talvez por isso houvesse um único vestido de noiva no desfile em que era perceptível a passagem dos anos. Neste caso de duas décadas.
Patrícia Luz, recém-casada há seis meses, aceitou de imediato o convite para vestir o seu vestido pela segunda vez. Quanto à sua escolha confessa: foi amor à primeira vista. “É uma peça tão cara e especial e que supostamente só serve para uma ocasião… tenho muito gosto em voltar a vesti-lo até porque me faz recordar as boas memórias do meu dia de casamento”, disse a jovem de 26 anos, elogiando a iniciativa de Edite Norte pelo movimento e animação que este tipo de eventos trazem ao centro da cidade.
EVENTO DE CONTRASTES
O desfile Parada de Primavera deu a volta à Praça 25 de Abril, passando atrás do Tribunal. Além de vestidos de noiva, incluiu propostas de festa para todos os gostos, desde modelos mais trabalhados a outros que eram exemplo de simplicidade. “Isto porque quis mostrar a diversidade e versatilidade que as pessoas podem encontrar na loja, mas também porque os vestidos de noiva são peças muito delicadas e pesadas que não são fáceis de usar num ambiente de rua, daí ter incluído outras opções”, justificou a estilista, que também convidou para o evento o Grupo Motard Lobos Lusitanos e as colectividades ACDR Sto. Onofre Monte Olivett, ACDR Arneirense e ACR Nadadouro. As associações que há bem pouco tempo participaram no corso de Carnaval aceitaram emprestar os seus carros alegóricos para o desfile, sendo que as floristas Begónia, Casinha das Flores e Hélia Arte Floral encarregaram-se da decoração dos mesmos.
Este foi um cortejo cheio de contrastes onde também desfilaram cavalos (e uma carruagem), um tuk-tuk e um carro descapotável. Estiveram ainda presentes empresas locais – Dimago Studio, Zagalinhos, Aquijóias, Joana Carvalho Designer Jóias, Viagens El Corte Inglés e Tag Artes de Cor – que apresentaram várias propostas ligadas ao sector do casamento (fotografias, pacotes de lua de mel, convites, joalharia, brindes e convites). Edite Norte destacou a importância de serem criadas parcerias entre os vários empresários caldenses de forma a melhorar a qualidade dos eventos organizados na cidade. “Basta que a ‘prata da casa’ se una mais vezes e o resultado são espectáculos muito bonitos em que não precisamos de convidar ninguém de fora”, acrescentou.
Actualmente a loja Edite Norte tem uma oferta de 300 vestidos de noiva e 250 vestidos de cerimónia. Inclui-se ainda uma colecção mais pequena (10 a 14 vestidos) da autoria de Edite Norte, cujas peças são confeccionadas nos Estados Unidos. A estilista é já conhecida por levar o seu trabalho à rua: só no ano passado organizou em Novembro outro desfile na Rua Heróis da Grande Guerra (em frente à sua loja) e para a campanha de Natal promoveu uma sessão fotográfica junto Árvore gigante.
Neuza Saramago é Miss Primavera da ARECO

A Associação Recreativa e Cultural do Coto organizou um desfile de moda, dia 1 de Abril, que contou com a participação de 40 modelos que desfilaram com peças da nova colecção Primavera/Verão das lojas do comércio tradicional LittleBig, Exclusive Boutique, In Love, ML Look, Segredos de Cetim e Metro.
Foi também eleita a Miss Primavera, num concurso ao qual concorreram 16 candidatas. Neuza Saramago foi a escolhida pelo júri composto por Bárbara Carvalho (modelo profissional), Elisabete Rebelo (proprietária da Exclusive Boutique), Vítor Marques e Carlos Cravide (respectivamente presidente e tesoureiro da União de Freguesias Nª Sra. do Pópulo Coto, e S. Gregório) e Ricardo Oliveira (presidente da ARECO). As candidatas Marina Ferreira e Cláudia Morais foram eleitas 1ª e 2ª Damas de Honor.
O evento contou ainda com a apresentação de João Carlos Costa e a animação da cantora Helena Sofia e da bailarina Krys Ferreira. A decoração da passarela foi responsabilidade da Florista Flor Viva, enquanto Carlos Coutinho se encarregou da coreografia do desfile e a equipa Ana Saramago Cabeleireiros dos penteados e maquilhagem das modelos. No final do espectáculo actuou a Banda Bico D’Obra.


































