Praça 5 de Outubro encheu-se para ouvir a banda tocar no dia 25 de Abril

0
567
- publicidade -
notícias das Caldas
A Praça 5 de Outubro encheu-se de gente para celebrar a Revolução dos Cravos

Decorreu em festa a tarde de 25 de Abril na Praça 5 de Outubro (ex-praça do Peixe) que se encheu de gente para assistir à actuação do grupo Reinadio, da Fanadia, e da Banda Comércio e Indústria.
O primeiro grupo trouxe canções tradicionais à celebração da revolução dos cravos que é tradicionalmente organizada pelas juntas de freguesia urbanas, N. Sra. do Pópulo e Sto. Onofre.

O Reinadio integra elementos dos grupos Típicos e Cavaquinhos das Caldas. “Vamo-nos revezando nas actuações”, disse Sérgio Pereira, um dos responsáveis.  Este colectivo está ligado à Associação da Fanadia e vai actuar no próximo dia 8 de Maio às Tasquinhas do Dagorda (Peral) e também animará uma semana cultural em Coimbra.
Para este músico, é preciso continuar a celebrar Abril. Apesar dos tempos de crise “evoluímos muitos nas áreas do alfabetismo e na baixa da mortalidade infantil”. E mesmo tendo em conta o presente desequilíbrio financeiro, “há 37 anos tínhamos 30 quilómetros de auto-estrada e hoje temos o país coberto”, continuou Sérgio Pereira. A preocupação deste responsável prende-se sobretudo com o divórcio das pessoas da participação cívica, da cidadania e da solidariedade “e com isso é que o 25 de Abril não contava”.
O Reinadio incluiu de propósito no seu repertório alguns temas ligados a Abril, para celebrar convenientemente este dia. “Foi a Revolução que nos deu a possibilidade de vir a público cantar algo que antes também não se podia fazer. A larga maioria dos grupos reactivaram-se e renasceram com o 25 de Abril”, rematou.
A Banda Comercio e Industria está em grande forma. Nesta actuação participaram quatro novos elementos que participaram num concerto especial com três obras em estreia. Uma delas foi o famoso tema de Zeca Afonso, “Venham Mais Cinco”, que foi interpretado pelo cantor caldense Paulo Seixas.
O vento prejudicou um pouco a actuação da formação, que não parou de surpreender o público até ao fim do concerto. Entre outros temas mais habituais para estas formações, trouxe um arranjo de vários temas de António Variações, tendo colocado a plateia a dar ao pé e a trautear os refrões das principiais canções daquele artista.
“Como vivemos no século XXI, temos o dever de nos actualizar”, dizia o maestro Adelino Mota enquanto dava sinal para os primeiros ritmos de um medley que incluiu os prinicipais temas de diva da pop internacional Lady Gaga. E como se não bastasse a Banda Comercio e Indústria saber interpretar as melodias populares da moda, ainda houve duas jovens da banda que saíram de palco para dançar uma coreografia enquanto o restante agrupamento dava a conhecer o instrumental dos mega-êxitos da cantora norte-americana.
O agrupamento caldense tem vários convites para participar em intercâmbios com outras bandas e ainda um convite para ir a Espanha no próximo Verão.
O presidente da Junta de Freguesia de Sto. Onofre, Abílio Camacho agradeceu ao público em nome das duas juntas de freguesia por assistir a este espectáculo de celebração da revolução dos Cravos. Lamentou que não estivesse mais gente pois “os nossos democratas esquecem-se que o 25 de Abril deveria ser comemorado todos os dias e que é simbolicamente assinalado pelas duas juntas. Até podermos vamos preservar esta celebração”, rematou.
A Câmara das Caldas esteve representada pelo seu vice-presidente Tinta Ferreira. Para o autarca “não há melhor maneira para comemorar o 25 de Abril do que na rua com desporto e cultura e é isso que tem acontecido hoje, contando com a participação das várias colectividades do concelho”.

- publicidade -

 

- publicidade -