Praça da Criatividade concluída até março de 2022

0
574
A intervenção começou em inícios de 2020 e está na sua fase final

A obra representa um investimento de 3,1 milhões de euros para requalificar a entrada da vila de Óbidos

A Praça da Criatividade, que visa requalificar a zona da entrada da vila, criando um novo desenho urbano de relação e de vida com o centro histórico, será inaugurada durante o primeiro trimestre do próximo ano, revelou à Gazeta das Caldas o presidente da Câmara de Óbidos.
Filipe Daniel acrescentou que esta inauguração estará incluída nas celebrações do feriado municipal, que não se irão centrar no dia 11 de janeiro, mas que decorrerão durante todo o primeiro trimestre de 2022. O autarca especifica que, devido à semana de contenção de contactos, entre 2 e 9 de janeiro, e dado estar-se ainda em período pandémico, não se realizarão grandes festejos no dia do feriado municipal, distribuíndo-os pelos meses seguintes, à medida em que as restrições forem sendo levantadas.
A obra da Praça da Criatividade, que começou em janeiro de 2020, representa um investimento de 3,1 milhões de euros na requalificação da zona dos antigos armazéns da EPAC (Empresa Pública de Abastecimento de Cereais) e do antigo quartel dos bombeiros de Óbidos, junto à escultura de José Aurélio (conhecida como a mão ou pomba de Óbidos), e abrangendo o espaço ocupado por um parque de estacionamento próximo destes edifícios. Tem por objetivo de criar uma nova centralidade, um espaço de partilha de ideias, o desafogar das infraestruturas e a criação de uma maior urbanidade.
Para o local está prevista a construção de um novo Posto de Turismo e um edifício multifacetado, “que tanto pode ser um grande auditório para concertos e conferências, como, no dia-a-dia, ser uma zona de restauração”, explicou o então presidente da Câmara, Humberto Marques, aquando o início da obra. A Praça da Criatividade terá ainda uma zona de anfiteatro e zonas de estar e passagem, a diferentes cotas do solo. No antigo quartel dos bombeiros será criada uma zona de estar onde vão conviver os produtos locais, a literatura e a viticultura.
O concurso público para a criação da “Praça da Criatividade” foi lançado no dia 10 de maio de 2019, com a publicação em Diário da República do anúncio que estipula um valor base de 3,1 milhões de euros para a empreitada, depois de um primeiro ter ficado deserto. ■