A praia de Óbidos tem também hasteadas as bandeiras de Praia Acessível para Todos e de Praia de Qualidade de Ouro
Foi hasteada a 16 de julho, pela primeira vez, a Bandeira Azul da Europa na praia do Bom Sucesso. De acordo com a vereadora Margarida Reis, esta distinção assegura aos utilizadores das praias certificadas uma vasta lista de pressupostos, ao nível dos serviços e equipamentos, segurança, acessibilidade, saúde e higiene, ambiente e sensibilização ambiental.
Na zona de praia galardoada, os banhistas encontrarão qualidade da água de excelência e regularmente monitorizada, limpeza do areal, recolha seletiva do lixo, WC acessíveis e adaptados, estacionamento e acessibilidades ao areal e água garantida, exemplifica. É ainda assegurada vigilância e socorro, bem como a existência de diversos equipamentos como chuveiro, lava-pés, pontos de água, cinzeiros de praia, informação adicional e interpretativa. Por outro lado, é proibida a permanência de animais no areal.
Ao abrigo deste programa a praia do Bom Sucesso contará também com atividades de educação ambiental, visando a defesa e sensibilização ambiental e um desenvolvimento sustentável.
Segundo a autarca, em todo este processo, nomeadamente no Bom Sucesso, “houve necessidade de articular muito bem com a Agência Portuguesa do Ambiente a forma como os trabalhos das dragagens da Lagoa de Óbidos decorrerão, para não prejudicar os veraneantes e, acima de tudo, a qualidade daquela praia tão apetecível”.
Houve necessidade de articular com a APA os trabalhos a decorrer de dragagens para não prejudicar os veraneantes
Galardão adiado no Rei Cortiço
A atribuição deste galardão na praia do Rei Cortiço está adiada até à finalização das obras de implementação do apoio de praia, previstas para o final do mês.
Para além da Bandeira Azul, a praia do Bom Sucesso ostenta também o galardão Praia Acessível – praia para todos, reconhece e certifica a existência de equipamentos e acessibilidades inclusivas, permitindo o acesso e utilização de todas as valências por pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência.
Entre os equipamentos existentes estão o WC adaptado, passadiços e passadeiras amovíveis para acessibilidade, sinalética específica e cadeira anfíbia. Tem ainda a distinção de Praia com Qualidade de Ouro, certificado da qualidade de excelência da água balnear, da responsabilidade da Quercus.
A autarca congratula-se por ter as praias do município reconhecidas, pela primeira vez, com estes galardões, que são “sinónimo de qualidade, sensibilização, segurança e acessibilidade”.
No concelho de Óbidos, a época balnear vai até 15 de setembro e, tendo em conta a situação pandémica, o número máximo de pessoas admitidas no areal do Bom Sucesso é de 3100, em Vale de Janelas (Praia d’El Rei) de 1600 pessoas e no Rei do Cortiço de 400 pessoas.■