Praias da Foz com bandeira azul e mais apoio na zona balnear

0
956

As praias do mar e da lagoa têm hasteadas a bandeira azul desde o passado dia 28 de Junho. A cerimónia teve lugar depois da vistoria feita por várias entidades ter comprovado que estão reunidas as condições ao nível dos equipamentos, gestão ambiental e qualidade da água.
Juntamente com esta bandeira foram ainda hasteadas as bandeiras de praia Acessível, de Ouro e de Quality Coast.
Este ano durante a época balnear, que se estende até 16 de Setembro, as praias da Foz do Arelho terão também um plano integrado com mais meios humanos e equipamentos para garantir um maior apoio aos veraneantes. Além dos sete nadadores-salvadores que se dividem entre a praia do Mar (quatro) e a da Lagoa (três), haverá mais um nadador salvador que andará com uma moto 4, o novo equipamento que foi adquirido pela Associação Oeste Rescue, com o apoio da Câmara das Caldas e de diversos parceiros, entre eles a Transwhite.

De acordo com Serrano Augusto, capitão do Porto de Peniche, este equipamento permitirá garantir o socorro e alargar esta possibilidade de salvamento a outras zonas além das concessionadas numa área de dois quilómetros.
A moto 4 permite que o nadador salvador chegue ao local mais depressa e menos cansado e também possibilita o transporte da vítima tornando mais célere o socorro.
Serrano Augusto apela ainda a que os banhistas priviligiem a zona de banhos que está identificada com as bandeirolas e destaca que existem zonas perigosas junto ao cais e à aberta. Junto destes locais existe este ano um posto de praia, composto por um suporte com uma bóia, que pode ser lançada à pessoa que se esteja a afogar, assim como o contacto telefónico do nadador salvador.
“Qualquer cidadão na sua acção de cidadania pode auxiliar, é um equipamento para prestar um primeiro socorro”, explicou a vereadora Maria João Domingos, dando conta que a estrutura foi executada pela autarquia, com as indicações da Capitania e da associação de nadadores salvadores.