Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 19:10
- publicidade -
InícioSociedadePrémio Nobel da Paz para organização anti-nuclear

Prémio Nobel da Paz para organização anti-nuclear

-

Em inícios dos anos 80 do século passado a Gazeta das Caldas foi, em Portugal, interlocutora de um movimento internacional que lançou uma petição para um mundo liberto de armas nucleares, na sequência da contestação à central nuclear que poucos anos antes se queria construir em Ferrel. Quase quatro décadas depois o movimento que daí resultou – a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares – recebeu o Prémio Nobel da Paz de 2017.

Esta ONG reúne organizações não governamentais de cerca de 100 países e foi premiada, de acordo com o comité, pelo seu trabalho na chamada de atenção para as consequências catastróficas do uso de armas nucleares e os seus esforços para chegar a um tratado que proíba esse tipo de armas. A escolha foi feita entre 318 candidaturas, sendo 215 individuais e 103 de organizações.
De acordo com o comité, “o prémio da Paz deste ano é também um apelo para que estes Estados iniciem negociações sérias destinadas à eliminação gradual, equilibrada e cuidadosamente supervisionadas das quase 15.000 armas nucleares que existem no mundo”.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.