Evento promovido pelo Communities Unite teve uma grande adesão
A ARCACEN da Capeleira, em Óbidos, acolheu, a 1 e 2 de dezembro, o primeiro Festival da Cerveja organizado pelo grupo Communities Unite, que decorreu entre as 12h00 e as 24h00 de cada dia.
À festa juntaram-se 470 foliões no total dos dias, e estiveram presentes oito vendedores, entre produtores de cerveja artesanal e estabelecimentos de restauração da região. A música foi dada por um DJ e nove bandas, entre as quais Booze Brothers, à qual pertence Richard Allen, e Wild Flowers, onde toca Joe Mac, os promotores da Communities Unite.
“O projeto foi um seguimento da nossa iniciativa do Communities Unite. Pensámos que seria uma ótima ideia criarmos algo novo onde pudéssemos divulgar vários produtores locais de cerveja”, afirmou o inglês Richard Allen.
“Normalmente, nos festivais de cerveja que se realizam na Costa de Prata encontra-se apenas Sagres ou Superbock. Já nós juntámos os produtores locais de cerveja, e o mesmo com a comida. Preferimos promover os pequenos produtores do que as grandes empresas, que não precisam de publicidade”, continuou, para explicar o caráter inovador deste festival.
E “vamos definitivamente repeti-lo”, contou Richard, estando a próxima edição planeada para a primavera, “e esperamos fazê-la nas Caldas, no Céu de Vidro”. Ideia que foi do agrado dos produtores de cerveja, e que a organização pretende apresentar à autarquia.
As cervejarias presentes foram a Malaica (Caldas da Rainha), Bordallo (Caldas da Rainha), Andsome (Lourinhã), 5 e Meio (Mafra) e HopSin (Colares). A comida foi providenciada pelo Rexbar, em Óbidos, que fez curry nepalês, pela roulotte de pizzas Boavista, que se encontra no miradouro da Boavista, na estrada que liga a Foz do Arelho a São Martinho do Porto, e pelo restaurante Soul Finesse, no Ó Pit Stop, em São Martinho do Porto, que faz comida crioula típica de Nova Orleães.
Atuaram as bandas Steve and Bonnie, Bluesberries, Vintage Vinyls, Brani, Rui and Paulo, Wild Flowers, Booze Brothers, Feathered Fire (from Berlin) e Brassa Duo, e o DJ Straycat.
Na festa decorreram ainda jogos, como uma competição de cerveja em que três equipas se degladiaram para ver qual a mais rápida a acabar de beber um copo de cerveja, posteriormente colocado na cabeça por cada membro. ■