Profissionais de saúde debateram envelhecimento activo

0
755
Envelhecimento activo
A população sénior abrangida pela USF de Tornada participou em palestras sobre alimentação saudável e fez exercício |Fátima Ferreira

Subordinado ao tema 65+ Envelhecimento Activo, estas jornadas decorreram nos dias 23 e 24 de Setembro, coincidindo com os 10 anos de existência desta USF.

A Universidade Sénior das Caldas da Rainha foi o local escolhido para se falar do tema 65+ – Envelhecimento Activo. A explicação é dada pela médica da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tornada e da comissão organizadora das jornadas, Ângela Cerqueira, fazendo notar que os seniores que frequentam aquela universidade são um exemplo de como se deve aproveitar o tempo, aumentando o conhecimento.

- publicidade -

Estas jornadas tiveram um primeiro dia dedicado à comunidade, com a realização de um workshop sobre alimentação saudável, da palestra “Estou reformado, Yupi!” e de exercícios no pavilhão Polidesportivo do Campo. O segundo dia foi de trabalho interpares – com a participação de cerca de 70 médicos, enfermeiros e secretários – onde debateram temáticas relacionadas com a terceira idade, como a consulta da diabetes, técnicas de relaxamento, as novas tecnologias e envelhecimento, e a sexualidade.
As jornadas terminaram com orientações sobre quais os exercícios dirigidos a maiores de 65 anos, dadas pelo médico de família (com pós graduação em medicina do desporto), Miguel Louro, e pelo fisioterapeuta André Pinto. O evento contou ainda com um momento musical pelos alunos da Academia de Música de Óbidos.
De acordo com Ângela Cerqueira, a USF de Tornada pretende estar o mais próxima possível da comunidade, daí a escolha da temática. Dados nacionais revelam que 19% da população nacional tem mais de 65 anos e a médica de família refere que na USF de Tornada cerca de 16% dos seus 15 mil utentes encaixam-se nesta faixa etária.
“Vai-nos ajudar a que prestemos melhores cuidados de saúde aos nossos utentes”, revela a responsável, destacando que a actual população idosa tem mais patologias mas também é mais activa, pelo que querem “torná-la mais válida, estando mais saudável”.
A USF de Tornada está este ano a assinalar o seu 10º aniversário. Durante este período tem desenvolvido diversas actividades com a comunidade e há dois anos começou a fazer as jornadas, que este ano contaram pela primeira vez com a participação de outros profissionais que prestam cuidados primários de saúde.

- publicidade -