Projeto de conservação dá origem a exposição

0
34

Inaugura no próximo sábado, 20 de novembro, pelas 16h00, a exposição de fotografia “Pescadores e aves marinhas, aliados por um mar sustentável”, que contará com a presença de alguns dos protagonistas do projeto MedAves Pesca, nomeadamente a bióloga Elisabete Silva (SPEA) que trabalha com a comunidade piscatória do porto de pesca de Peniche desde 2016.
A mostra, que estará patente até 30 de janeiro de 2022 no Museu da Renda de Bilros de Peniche, pretende mostrar um pouco do trabalho feito no âmbito do projeto de conservação, bem como agradecer aos pescadores, que deram a conhecer os seus dias de mar. As fotografias incluem “algumas das aves marinhas que podemos encontrar na região das Berlengas, as medidas de mitigação que estamos a testar, o trabalho diário das tripulações envolvidas e os belíssimos cenários que partilhámos”, referem as autoras.
No âmbito do projeto MedAves Pesca foram testados dispositivos que ajudam a reduzir a captura acidental de aves marinhas, sem prejudicar a faina. Financiado pelo programa operacional Mar2020, chegou ao fim em abril de 2021, com um evento de encerramento em que foram apresentados os resultados do projeto e foi inaugurada esta exposição, que tem o apoio da Docapesca e da autarquia. ■