Comitiva de Poços de Caldas recebida no Hospital Termal

0
77
Vítor Marques recebeu os responsáveis brasileiros

Cidade brasileira conseguiu entrar na associação europeia das cidades termais históricas, por via da ligação às Caldas

Uma comitiva da Prefeitura de Poços de Caldas (Brasil) foi recebida, na passada segunda-feira, pelo presidente da Câmara das Rainha, numa sessão que decorreu no salão nobre do Hospital Termal. O vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César Freitas,
fez-se acompanhar na visita por Ricardo Fonseca Oliveira, secretário de Turismo, e Izabela Drumond, representante do governo estadual de Minas Gerais.
A comitiva brasileira deslocou-se ao nosso país na sequência da concretização da entrada de Poços de Caldas na European Historic Thermal Towns Association (EHTTA), a entidade responsável pela gestão da Rota Europeia das Cidades Termais Históricas. A geminação com Caldas da Rainha, que assinala duas décadas, ajudou a alargar a lista ao Brasil, por via da integração de Poços de Caldas.
Também esteve presente na cerimónia a arquiteta Luciana Gonçalves Dias, doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo), que se encontra no nosso país, sob orientação científica do caldense Jorge Mangorrinha, tendo em vista a dissertação de uma tese de doutoramento sobre Caldas da Rainha e Poços de Caldas.
A tese em desenvolvimento tem o título “Águas termais que configuram cidades: Caldas da Rainha (Portugal) e Poços de Caldas (Minas Gerais – Brasil) – Um estudo comparativo”, pelo que a realização do estágio em Portugal se torna particularmente relevante. ■