Prontos abre terceiro polo em antigo centro comercial nas Caldas

0
781
O fundador Rui Vieira e Joana Dantas (community manager) junto ao mural do novo espaço
- publicidade -

O centro de lojas junto ao Chafariz das Cinco Bicas foi renovado e dá agora lugar a um novo espaço de cowork que já acolhe, pelo menos, 20 empresas

O Prontos, espaço de cowork fundado em 2018 nas Caldas, abriu o seu terceiro polo no antigo centro comercial junto ao chafariz das Cinco Bicas e que também tem entrada pelo Largo Heróis de Naulila.
Designado Prontos Impact Village é um projeto que visa agregar valor à comunidade. Após ter renovado o Centro Comercial Avenida, chegou a altura de seguir o lema da empresa – “Cuidar, empreender e partilhar” – mesmo no centro citadino. A ideia nunca é a de tirar quem já trabalha nos espaços “é sim a de complementar, trazer novas empresas e desta forma atrair mais gente à cidade”, contou Rui Vieira, o mentor do Prontos.
O Impact Village veio ocupar as 22 áreas de um centro comercial que nunca vingou como tal. Este data de 2005 e “estava tudo partido, nem sequer tinha tetos ou rede elétrica”, explicou o mentor que investiu “mais de meio milhão de euros” para adquirir e reabilitar este espaço e para a qual recorrem a empresários locais.
“A marca Prontos passou de 45 para 95 empreendedores com o Impact Village”, disse o fundador acrescentando que são caldenses ou estrangeiros que escolheram viver no Oeste. “Quem nos aluga espaços pode contar com a nossa colaboração para se instalar na zona”, acrescentou Rui Vieira que faz da segurança de dados um dos motes de quem trabalha com o Prontos. Neste momento funcionam no Impact Village negócios de Business Intelligence, Design, Programação, aulas de Inglês e de Português, de Terapia da Fala, negócios financeiros, joalharia, entre tantos outros.

Parceria com a autarquia
Em parceria com a Câmara das Caldas, o Prontos concorreu com uma candidatura ao programa Centros de Empreendedorismo através do PRR, além de outras parcerias com entidades locais.
Os espaços do Impact Village têm entre os 20 e os 40 metros quadrados e os alugueres incluem os serviços de internet, eletricidade, água e serviço de correspondência. “Os alugueres podem custar por mês entre os 380 e os mil euros pois temos salas com dois pisos”. Além disso podem contar “com um conjunto de 95 empreendedores que podem ajudar a alavancar o seu negócio. É isso que nos distingue”, explicou.
Além das salas e escritórios privadas, o Prontos Impact Village tem também duas salas de formação, uma área de copa que é também um ponto de encontro, um espaço de cowork com seis secretárias. Inclui uma sala que é um estúdio de gravação de podcasts, disponível para aluguer e também dois espaços de convívio; designados Meet. Um deles fica em área ao ar livre e outra, interior.
O Prontos Impact Village inspira-se nas trocas que existem entre as pessoas nas aldeias onde a maioria se prontifica para ajudar o outro. Ou seja, este tipo de empreendedorismo implica que o Prontos tenha uma equipa de consultores que estão disponíveis a ajudar os membros do Prontos e também da comunidade.
“Há preços muito em conta de consultadoria que se destinam a auxiliar quem precisa de aconselhamento porque quer abrir o seu primeiro negócio ou que pretenda internacionalizar a sua marca”, disse Rui Vieira.
O Prontos Impact Village inaugurou o espaço com uma grande festa no dia 12 de julho e, segundo o seu mentor, o próximo passo do Prontos será “ajudar pessoas na cidade com ideias e projetos através de programas de aceleração e de incubação”, rematou. ■

- publicidade -