Quatro mil crianças passaram pela Semana de Animação Infantil na Expoeste

0
458

notícias das CaldasA Expoeste recebeu, como é habitual, a Semana de Animação Infantil das Caldas, que este ano decorreu entre os dias 30 de Maio e 4 de Junho. O evento, organizado pela Câmara e pelo Grupo de Animação Infantil, foi este ano dedicado às florestas e, de acordo com o vereador Tinta Ferreira, terá sido visitado por cerca de 4.000 de todo o concelho.

As estrelas da iniciativa são sempre as mesmas: os insufláveis gigantes que tanto divertem a pequenada. Na sexta-feira, 3 de Junho, era vê-los a pular, divertidos naqueles equipamentos que são sempre uma das maiores atracções.
Carolina Lalanda, Gonçalo Ferreira, Marta Carriço e Inês Canoa foram algumas das crianças da Infancoop que visitaram o certame naquela manhã. Têm idades entre os três e os seis anos e para acabar a visita à Expoeste tiveram a oportunidade de entrar num grande veículo dos Bombeiros Voluntários das Caldas. Estavam divertidos e curiosos para conhecer o interior do camião que guarda equipamentos destinados ao combate aos incêndios.
“O que mais gostei foi de ir ao insuflável grande”, dizia um dos petizes. Para uma das meninas, dançar com as bailarinas da Escola Vocacional de Dança das Caldas tinha sido o que mais tinha apreciado, enquanto que para outro participante nada podia ter sido melhor do que ter montado uma das motos da policia.
Neste caso foi a PSP que, tal como a GNR e a Escola de Sargentos do Exército, marcam sempre presença nesta iniciativa dedicada aos mais novos. Além de um grande veículo de combate aos incêndios, os bombeiros tinham preparada uma sala onde havia uma máquina de fumo na qual simulavam uma situação onde os participantes tinham que ir salvar uma vítima que tinha ficado inanimada.
Segundo aquele grupo de crianças, este ano o certame foi melhor pois além de ter bailarinas, tiveram oportunidade de “escalar” o grande insuflável que apresentava semelhanças com o afundado Titanic.
Segundo a educadora, este grupo também adora as actividades relacionadas com a equitação e com as actividades mais radicais, como o slide e a escalada que são feitos na Torre Multi-usos, outra das atracções deste evento.

Floresta foi o tema em destaque

Em 2011 assinala-se o Ano Internacional das Florestas, que deu o tema a esta edição da semana de animação infantil. A temática serviu de pretexto para que a autarquia colocasse na Expoeste várias espécies de árvores.
Várias escolas e entidades ligadas à educação apresentaram trabalhos relacionados com a biodiversidade. Também marcou presença o Gabinete Técnico e Florestal da Câmara das Caldas para sensibilizar as crianças para o tema. No final, cada criança levava um pacote com sementes de ervas aromáticas para plantar em casa.
Durante o certame realizaram-se ainda demonstrações de equitação e de cinotécnia, tendo no sábado, 4 de Junho, decorrido a festa de encerramento, que é aberta ao público em geral. O encerramento da Semana de Animação Infantil contou com demonstrações desportivas e com a actuação do Coro Infantil do Conservatório das Caldas.