No domingo, dia 24 de novembro, o vendaval que se fazia sentir nas Caldas, causou a queda de uma árvore no Parque D. Carlos I, junto ao Lago.
“Por sorte a árvore caiu entre a árvore de Natal no lago e a estátua e não causou danos”, explicou o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, complementando que a árvore caída teve que ser retirada do lago do parque com recurso a uma grua.
“A árvore que estava colada está também em risco” e “como nos falta uma autorização para podermos fazer o corte da árvore”, optaram então por criar um perímetro de segurança, interditando o acesso a uma área ao redor da árvore em risco.
“Quando há muito vento não abana apenas a copa da árvore, mas toda ela”, nota o autarca, apontando ainda a uma terceira árvore que se encontra em risco naquela zona encostada ao lago. “Quando a água do lago transborda, esta vai para as raízes e a estrutura da árvore, que era muito grande, caiu e agora mesmo colocando ali terra não é seguro”, esclareceu. Daí que tenham optado por criar a zona de segurança que tem que prever a possibilidade de a árvore vir a cair para qualquer uma das direções.
“São choupos com muitos anos”, frisa Pedro Brás, referindo que o assunto está a ser tratado pelos Serviços Florestais da Câmara. ■