“Queremos que a feira dos frutos seja uma festa da cidade e não só do Parque”

0
2352
A Madeira, que na década de 80 já participava no certame, volta a comparecer este ano (foto de arquivo)
- publicidade -

A Feira Nacional de Hortofruticultura – Frutos 2016 – regressa ao Parque D. Carlos I entre 19 e 28 de Agosto. O evento que foi, durante as décadas de 70 a 90, uma das grandes atracções caldenses, onde vinha regularmente o Presidente da República e membros do governo, pretende voltar a ser uma montra representativa do que melhor se faz no sector da hortofruticultura em Portugal.


Organizado pela Câmara das Caldas, o certame deverá extravasar as fronteiras do Parque, alargando-se à cidade, com animação e o funcionamento alargado da Praça da Fruta.

O vereador Hugo Oliveira esteve reunido na terça-feira com os vendedores da Praça da Fruta e alguns mostraram a sua disponibilidade para estarem a vender na praça às sextas e sábados, até às 22h30, nos dias 19 e 20 e 26 e 27 de Agosto.
Nos lugares vagos haverá artesanato, para que, segundo o vereador Hugo Oliveira, o público possa circular também pela cidade por ocasião da Feira.  “Queremos que a feira dos frutos seja uma festa da cidade e não só do Parque”, disse o autarca, acrescentando que junto à Praça haverá roulotes de farturas e que a ACCCRO organizará a animação.
No período da Feira são oferecidas quatro horas de estacionamento gratuito nos parques subterrâneos com a compra do bilhete. A organização fez também uma parceria com a Rodoviária do Oeste e com a CP, para conceder descontos de 30% nas viagens para quem adquirir o bilhete da Feira.
Nesta edição estarão presentes mais de 120 expositores ligados à produção, maquinaria, indústria, serviços, artesanato, cerâmica, vinhos do Oeste, produtos de fumeiro e charcutaria tradicional portuguesa, restaurantes e bares. Haverá um consultório técnico, onde especialistas da área darão as informações e apoio técnico que os agricultores solicitarem. O programa inclui também sessões temáticas à vertente técnica, onde temas como “Portugal Sou Eu e Rotulagem”, “Produtos DOP” ou “Inspecção de pulverizadores” serão debatidos.
Serão feitas demonstrações de show cooking e haverá apresentações de livros, bem como uma tenda institucional no parque das bicicletas, com dezenas de expositores, entre eles as regiões da Catalunha e Madeira.
Entre as novidades estão a criação do Prémio “Sabor & Qualidade Frutos”, que apresenta duas categorias: Produto Sabor & Qualidade e Produto Inovação. Haverá também visitas organizadas a pomares de maçã e pêra certificados, assim como pomares que sejam referência a nível local, onde os participantes poderão colher a própria fruta.
A animação será garantida por artistas consagrados do panorama nacional, como é o caso de Herman José, Miguel Araújo, António Zambujo, Pedro Abrunhosa e Ana Moura. A estes juntam-se os caldenses Salmoura, Nelson Rodrigues e Amigos, Cave Story e Declínios.
Até ao final do mês está a decorrer a pré-venda de bilhetes, em que o passe de 10 dias para a feira custa apenas 8 euros.
A partir de 1 de Agosto o passe custará 10 euros, variando os bilhetes diários entre os 2 e 3 euros. Os bilhetes estão à venda em www.feiradosfrutos.pt, posto de turismo das Caldas e pontos de venda aderentes – Worten, Fnac, CTT e Gazeta das Caldas.
Entretanto, a organização tem andado a promover o evento em Lisboa, com uma apresentação no Mercado de Santa Marta e a distribuição de fruta no aniversário do Museu Cosme Damião (26 de Julho) no Estádio da Luz.

- publicidade -

Grande regata no Parque

Inserida na feira decorre a 20 de Agosto a Grande Regata no Lago do Parque D. Carlos I, organizada pela Gazeta das Caldas, em colaboração com o Museu do Hospital e das Caldas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 16 de Agosto, através dos contactos do Museu do Hospital (262830300/2474 ou mushospcaldas@sapo.pt) ou da Gazeta das Caldas (262870050 ou publicidade@gazetadascaldas.pt)

- publicidade -