A 8ª edição da Rampa da Foz do Arelho decorreu no passado domingo e é um evento já consolidado, que tem atraído cada vez mais curiosos para verem os bólides acelerarem desde a capitania até à rotunda da Green Hill. A paisagem, com a Lagoa e o mar como fundo, é sempre alvo de elogio, mas este ano o aumento do percurso trouxe uma pitada de sal a uma prova que se quer tornar num grande acontecimento automóvel de fim-de-semana.

A Foz do Arelho foi no passado domingo palco da 8ª edição da rampa, uma prova de automóveis que todos os anos atrai centenas de curiosos. Este ano participaram mais de 50 viaturas divididas entre três categorias: clássicos, desportivos e protótipos (que nesta edição bateram os recordes com mais de 20 participantes).
A multidão que se espalhou pelo percurso (nas zonas espectáculo, nas duas bancadas colocadas para o efeito e em volta da rotunda onde pára o autocarro) pode apreciar carros como um Honda S2000, Porsche Cayman, 911 e 996 Turbo, um Westfield Aerorace, Toyota Yaris Turbo e Lotus Catheram, entre outros desportivos.
Nos clássicos chamaram a atenção o Citroen AX, Volvo 123GT, Ford Escort RS MK II, Austin Cooper, Lotus Seven, Triumph Spitfire 1300 e Datsun 1200.
O aumento do percurso em cerca de 500 metros (para um total a rondar os 2300 metros) obrigou a maior perícia e técnica ao volante e trouxe mais espectacularidade e mais batidas, mas sem gravidade.
O carro da fórmula student que foi construído pelos alunos do Instituto Superior Técnico foi outra das atracções. Trata-se de um projecto que envolve 40 alunos de diferentes cursos daquela instituição para desenvolver todos os anos um carro eléctrico de corrida para participar em provas internacionais. O seu modelo vai dos 0 aos 100 km/h mais rápido do que dizer esta frase… São 2,4 segundos.
A partida foi dada pelo piloto do campeonato nacional de velocidade, Pedro Serrador, ao volante do seu Fiat 500 Abarth.
Os Porsche foram os grandes vencedores: nos clássicos Bernardo Esteves e José Esteves sagraram-se vencedores a bordo do 911. Nos desportivos foi Tiago Baptista e Paulo Figueiredo com o Cayman, quem venceu. Samuel Isabel ganhou nos protótipos com o seu kartcross .
No sábado, véspera da prova, houve uma exposição de veículos e animação musical na zona do cais da praia, iniciativas que são para manter nos próximos anos. “O Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria e a Câmara das Caldas querem fazer deste um evento ainda maior no próximo ano”, revelou Pedro Alves, que é um dos responsáveis daquela associação.
Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara das Caldas, realçou a capacidade de atracção de pessoas do evento à Foz. “Para as pessoas que olham com desconfiança para os eventos de desportos motorizados, esta é a prova de uma grande organização”, concluiu.