Agrupamento de Escolas D. João II no Parlamento dos Jovens 2019

0
958
Gazeta das Caldas
| D.R.


À semelhança de outros anos, o Agrupamento de Escolas D. João II, Caldas da Rainha, voltou a participar no Programa Parlamento dos Jovens, cujo objetivo é educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
As “Alterações climáticas, Salvar os Oceanos” foi o tema escolhido para o ensino básico, no presente ano.
Os “deputados” caldenses, Ana Madalena Rodrigues e Maria Isabel Capinha (ambas do 8.º ano) e Micael Vicente (9.º ano), do Agrupamento de Escolas D. João II, participaram, a 11 de Março de 2019, na sessão distrital – Círculo de Leiria – do Parlamento dos Jovens. Esta realizou-se em Pombal, no Teatro-Cine e contou com a comparência de 28 estabelecimentos de ensino, envolvendo no total 86 alunos.
Estes estudantes foram alguns dos eleitos para representar o distrito de Leiria na terceira fase deste concurso, na Assembleia da República, a realizar-se a 6 e 7 de Maio de 2019. O aluno Micael será “repórter” deste evento e poderá competir no concurso de melhor reportagem.
O projeto de recomendação, apresentado pelos alunos caldenses, resultou de uma eleição realizada anteriormente na escola, entre quatro listas, envolvendo 40 estudantes. Na sessão distrital, as medidas apresentadas tinham a ver com a proteção dos oceanos – “Sensibilizando os jovens para a mudança de mentalidades relativamente ao consumismo e à substituição do plástico por alternativas mais ecológicas.”
Estes jovens “deputados” estão de parabéns, tendo demonstrado uma excelente capacidade de argumentação, assente numa boa preparação e reflexão sobre a temática e, pelo segundo ano consecutivo, os alunos da Escola Básica D. João II, conseguem o feito de chegarem à última fase deste Programa.

Agrupamento de Escolas D. João II