A estação dos CTT situada na vila de Óbidos, na Praça de Santa Maria, deverá reabrir, embora não tenha ainda uma data definida. Fonte oficial da empresa referiu à Gazeta das Caldas que “os CTT assumiram e mantêm o compromisso público de reabrir lojas, tendo em vista o reforço da proximidade às populações e da capilaridade da rede, não procedendo a novos encerramentos”. A empresa já reabriu, de resto, as loja de Vila Flor e Alpiarça e a 3 de Fevereiro abrirá portas a unidade de Melgaço.
A empresa conta abrir seis a oito Lojas CTT nas sedes de concelho até ao final do primeiro trimestre, não especificando, contudo, quais. Refere que não existe um cronograma ainda definido, dado que “é necessária uma análise detalhada a todas as variáveis envolvidas para que se efetue a reabertura”, como é o caso do espaço, dos recursos humanos envolvidos e a relação existente com os parceiros.
Até ao momento da reabertura, as populações têm em cada local um Posto de Correio que “presta todos os serviços do “serviço público universal” e ainda o pagamento de vales de pensões e faturas”, justificam os CTT.
A estação que existe dentro da vila está encerrada desde 26 de Outubro de 2018.
Junta de Pataias pede indemnização
Entretanto, em Pataias o balcão não chegou a fechar, mas agora a Junta pede uma indemnização aos CTT pelo recúo na decisão. A União de Freguesias de Pataias e Martingança negociou com a empresa a compra do imóvel para assegurar o serviço, que iria completar com a instalação de uma Loja do Cidadão e de uma caixa multibanco. Conseguiu reunir a verba necessária, através da Câmara de Alcobaça, e afectou um recurso humano que iria garantir o serviço, pelo que agora se sente lesada.