O COMANDANTE DOS COMANDANTES
Henrique Sales Henriques – O Comandante dos Comandantes, prestou um serviço ininterrupto de 50 anos de dedicação à Associação e ao seu corpo de bombeiros, para onde entrou em 1961, para vice-presidente da direcção, ocupando em 2015 aquando do seu falecimento, o cargo de Presidente da Assembleia Geral.
Com uma história que o liga à fundação desta associação de bombeiros, porque é neto do seu fundador, foi em 1969 convidado para comandante do corpo de bombeiros, cargo que ocupou até 2001, portanto com uma carreira de 32 anos de comando com o zelo e dedicação que o catapultou para os lugares cimeiros de prestígio desse nobilíssimo cargo, a nível concelhio, distrital e nacional.
Em 1984 foi nomeado comandante da Zona Operacional Leiria Sul, por despacho do então Inspector Regional de bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo. Também neste cargo o sr. comandante Henrique Sales Henriques destacou-se nas suas elevadas qualidade de homem comandante granjeando o respeito e dedicação de todos os que consigo colaboraram.
Foi presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria dando àquele órgão um destaque nacional pelas posições firmes e por vezes contundentes que tomou em diversas reuniões e fóruns, sempre na defesa dos interesses dos bombeiros do seu distrito e de Portugal.
Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, onde ocupou o cargo de responsável pela protecção de pessoas e bens, num período em que os bombeiros de Caldas da Rainha reconheceram a dedicação e profissionalismo de um autarca atento aos problemas da segurança e socorro do seu concelho, reflectido nas propostas que apresentou e defendeu em sede própria.
Foi também deputado da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, onde uma vez mais são recordadas as suas “acesas intervenções” sempre em nome e na defesa dos bombeiros do seu concelho e do seu distrito.
Foi detentor das maiores e mais elevadas condecorações que reflectem a exemplaridade do cidadão caldense e de bombeiro de Portugal, designadamente:
Medalha de Mérito da cidade de Caldas da Rainha Grau Ouro – 15 de Maio de 2001
Medalha de Serviços Distintos Grau Prata da Liga dos Bombeiros Portugueses – 11 de Setembro de 1981
Medalha de assiduidade 15 anos, Grau OURO da Liga dos Bombeiros Portugueses: 7 de Outubro de 1985
Medalha de Serviços Grau Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses: 8 de Junho de 1989
Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses: 6 de Janeiro de 2001
No dia 14 de Novembro completaria 89 anos e continuamos a sentir a sua imagem e força neste quartel sede da associação, por quem tanto lutou para que fosse construído.
Atento e preocupado com o seu corpo de bombeiros, sendo amiúde um “crítico construtivo” era muito amigo e respeitador dos homens e mulheres bombeiros, que ele próprio influenciou pelo seu exemplo nesta grande família dos de soldados da paz, que ainda hoje permanecem com os olhos postos “no seu comandante de sempre”.
Em Caldas da Rainha, no distrito de Leiria em particular e na generalidade em todo o Portugal o comandante Henrique Sales Henriques, foi até ao momento da sua morte, um comandante de bombeiros com uma lucidez invejável, uma figura carismática, de referência cívica, dotado de um espírito de sacrifício e uma dedicação sem precedentes.
O comandante Sales Henriques simboliza o empenho do homem para com o outro homem seu semelhante.
Recordamos a sua abnegação e coragem demonstrados nos mais diversos teatros de operações, na luta contra o fogo, urbano, florestal ou industrial.
Coordenador e líder nato e incontestável, mereceu o respeito de todos, bombeiros e população em geral, que o reconheciam como o comandante distinto, generoso e de coragem impar, sempre orgulhoso da sua farda de bombeiro que envergava com respeito e emoção.
Dadas as suas invulgares capacidades de liderança foi o exemplo de bem servir a causa dos bombeiros e por isso a direcção e o comando solicitaram na sua reunião de 7 de Novembro de 2010, à Liga dos Bombeiros Portugueses a atribuição ao Comandante do Quadro de Honra e então Presidente da Assembleia Geral, Henrique de Almeida Sales Henriques, a Condecoração máxima em Portugal, a Fénix de Honra.
Tal distinção, foi de imediato aceite pela Confederação dos Bombeiros de Portugal e foi o primeiro galardão atribuído a título individual a uma personalidade nacional pelos serviços distintos prestados à Causa dos soldados da Paz a nível do nosso País.
No dia 15 de Maio de 2010, a Fénix de Honra, foi-lhe entregue pelo Vice-Presidente da Liga Dr. Rui Silva em cerimónia que teve lugar na presença das mais altas individualidades do Distrito.
Tratou-se de uma cerimónia plena de simbolismo, significado e emoção que representou o respeito das Entidades Públicas e Privadas e sobretudo das populações do nosso Concelho e da nossa Região por uma das maiores figuras dos Bombeiros Portugueses.
Com 88 anos, neto de um dos fundadores dos bombeiros das Caldas, Henrique Sales Henriques ainda se mantinha no seu posto como Presidente da Assembleia Geral da Associação.
Emocionado quando lhe foi comunicada a condecoração, Sales Henriques dedicou-a a todos que o ajudaram durante os longos anos que esteve à frente dos bombeiros caldenses. “Nenhum homem vai a lado nenhum sozinho”, afirmou. A sua farda foi sempre “o fato-macaco para ir combater os fogos com os meus homens”.
Após a cerimónia, junto à entrada do quartel, pelo sr. governador civil e sr. presidente da Câmara foi descerrado um busto de homenagem ao comandante Henrique Sales, que perpetuará a sua memória entre nós.
António Marques
Vice-Presidente da Assembleia