Réplica de torre de assalto pode ser visitada em Óbidos

0
536

A Torre de Cerco já se encontra junto às muralhas, na cerca do castelo e ali permanecerá até ao outono

Uma torre de madeira, de 12 metros de altura, réplica das construídas no período medieval entre os séculos XI e XIII, está na Cerca do Castelo de Óbidos até ao outono.
Esta “máquina de guerra”, que pretende mostrar como era uma torre de cerco, foi inicialmente pensada para a cenografia do Mercado Medieval, que não se voltará a realizar este ano devido à pandemia. No entanto, a torre, que poderá ser aproveitada como cenário para fotografias, marca o início de um conjunto de atividades que a autarquia, a Óbidos Criativa e o grupo de empresários que promovem os Segredos d’Óbidos, estão a desenvolver para oferecer aos visitantes durante o verão.
Percursos de descoberta da vila, momentos de música, teatro e recriação histórica, serão algumas das surpresas que irão acontecer, mediante a evolução da situação epidemiológica neste concelho, refere a autarquia em nota de imprensa.
A torre de cerco é uma máquina sobre rodas desenvolvida para atacar as cidades protegidas por muralhas altas de pedra. Constituída por uma grande torre de madeira, coberta com couro molhado para minimizar a vulnerabilidade ao fogo e ao óleo quente, era utilizada nos cercos medievais, permitindo a aproximação às muralhas inimigas, ao mesmo tempo que protegia os utilizadores dos ataques executados pelos sitiados, nomeadamente o contínuo lançamento de pedras, fogo e outros materiais a partir das muralhas e torres das fortalezas, refere a mesma fonte.
Inicialmente previsto arrancar a 15 de julho e a decorrer durante quatro fins de semana, o evento com recriação histórica e animação em Óbidos, que iria substituir este ano o mercado medieval, foi adiado para agosto devido à pandemia e é adaptado as normas em vigor.
O mercado medieval de Óbidos teve a sua primeira edição em 2002 e afirmou-se como um dos grandes eventos do concelho, juntando as coletividades, animação e atraindo milhares de visitantes, muitos deles estrangeiros. ■