Ricardo Duque nomeado adjunto da ministra Margarida Balseiro Lopes

0
1249
Ricardo Duque deixou junta das Gaeiras e administração da Óbidos Criativa para assumir cargo no Governo
- publicidade -

Iniciou funções na segunda-feira e foi rendido na presidência da Junta de Freguesia das Gaeiras por Pedro Vieira

O gaeirense Ricardo Duque, que desempenhava os cargos de presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras e de administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa, renunciou aos cargos para integrar o gabinete da ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes. O gaeirense iniciou funções como adjunto da ministra esta segunda-feira, dia 17 de junho.

Na liderança da Junta de Freguesia das Gaeiras, Ricardo Duque será substituído por Pedro Vieira, número dois da lista do movimento Gaeiras Primeiro e até agora tesoureiro do executivo.

- publicidade -

Ricardo Duque expressou o “misto de orgulho e saudade” com que deixa as funções que desempenhou nos últimos quatro anos, sublinhando a dedicação e o sentido de responsabilidade com que abraçou os cargos. “Foi uma honra servir a minha terra”, destacou, salientou que o mandato foi de planeamento e preparação, deixando “projetos elaborados, cadernos de encargos concluídos e compromissos financeiros assumidos para a execução das especialidades de dois grandes projetos nas Gaeiras: a reabilitação do Largo do Mercado e a reabilitação da Estrada da Califórnia”. Destacou ainda a aquisição do Convento de São Miguel pelo município de Óbidos para a criação de um Hub Cultural e a intenção de adquirir os Armazéns de José Gomes para um novo espaço comunitário.

No que toca à Óbidos Criativa, Ricardo Duque agradeceu ao executivo municipal, em especial ao presidente Filipe Daniel e aos vereadores, pela confiança depositada ao longo de quatro anos de “compromisso com uma área estratégica para Óbidos”. Sublinhou que “os eventos são um dos principais aceleradores económicos do nosso concelho” e que todos os objetivos propostos foram cumpridos, nomeadamente o aumento do número de visitantes, da qualidade e diversidade da oferta, bem como o reforço das equipas com jovens do concelho.

Sobre a decisão de aceitar o novo desafio, Ricardo Duque reconheceu que “não foi fácil, mas foi amadurecida com a consciência de que os desafios que me aguardam, representam uma oportunidade única de continuar a servir, agora numa outra escala, com a mesma paixão e entrega que sempre me moveram”. Sublinhou ainda a importância das áreas que agora irá abraçar. “A cultura, a juventude e o desporto são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, mais criativa e mais preparada para o futuro. Espero estar à altura dos desafios que agora me colocam”, concluiu.

- publicidade -