Rotários caldenses distinguem os melhores alunos e oferecem bolsas aos que estudam fora do concelho

0
1762
Mais de 40 alunos das Caldas e de Óbidos foram distinguidos pelo seu empenho e êxito escolar
Todos os anos o Rotary Club das Caldas premeia o mérito dos alunos dos concelhos das Caldas e de Óbidos. Este ano foram distinguidos 40 alunos que no passado ano lectivo frequentaram o 9º ano e o secundário. Foi também homenageado o melhor companheiro, escolhido pelos colegas, e foram entregues seis bolsas de estudo, no valor de 750 euros cada, a alunos com dificuldades que frequentam o ensino superior fora do concelho.

 

O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro lotou na noite de 18 de Outubro. Familiares, amigos e professores fizeram questão de enaltecer o empenho dos jovens que se destacaram como os melhores alunos em 2018/2019 nos vários estabelecimentos de ensino das Caldas e de Óbidos. Este ano os rotários atribuíram também seis bolsas de estudo, no valor de 750 euros cada, a alunos com dificuldades económicas e que frequentam o ensino superior fora do concelho. Estes jovens foram seleccionados através dos serviços sociais da autarquia caldense e os apoios pretendem ser uma “extensão das 60 bolsas que a Câmara das Caldas entrega anualmente”, explicou o presidente dos rotários, José António Correia, que fez questão de agradecer a cada um dos patrocinadores que tornam possível a iniciativa.
O responsável realçou que a educação é uma área muito acarinhada pelos rotários, acrescentando que em Portugal já foram investidos perto de sete milhões de euros pela Fundação Rotária Portuguesa e atribuídas cerca de 13 mil bolsas de estudo.
Dirigindo-se aos jovens, José António Correia incentivou-os a não desistir à primeira dificuldade que encontrem e acabou a citar a jovem paquistanesa Malala Yousafzai (que foi prémio Nobel da Paz em 2014), que no seu discurso na sede da ONU referiu que “um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.
Catarina Simões, que frequenta o primeiro ano de Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro, agradeceu o apoio dos rotários, bem como dos professores e famílias que ajudam os jovens durante todo o ano lectivo. Ao palco foi também Sílvia Marques, mãe de duas alunas premiadas. “Para mim é uma sorte estar aqui, para elas é resultado da dedicação, empenho e competência”, disse, incentivando os jovens a ser felizes e a ajudarem a construir um mundo melhor.
O director do Agrupamento de Escolas Raul Proença, e pai de uma aluna distinguida, João Silva, destacou que estes jovens, além de serem bons alunos, são também desportistas, músicos e até voluntários em organizações humanitárias. “Nas Caldas da Rainha há boas escolas e o rotary ao premiar o mérito destes jovens está a potenciar os líderes de amanhã”, disse, não deixando de notar que o número de raparigas distinguidas é superior ao de rapazes.
Para Ana Pereira, adjunta da direcção do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, a palavra-chave é “orgulho”. Destacou que os resultados alcançados pelos alunos é fruto de muito trabalho, empenho, exigência na gestão do tempo e de noites mal dormidas. A docente referiu ainda que é muito importante o sucesso académico, mas também o individual, que “advém dos valores e princípios que a escola tem que transmitir e que ficam para toda a vida”.
Também presente na cerimónia, a vereadora da Educação, Maria João Domingos, salientou que estes prémios pretendem fazer a apologia do esforço e celebrar o mérito. O papel dos professores e dos pais para alcançar os bons resultados também foi destacado pela autarca e pelo governador assistente do distrito rotário, João Simões.
O troféu entregue aos melhores alunos foi criado pela artista Fátima Costa Filipe e a animação musical foi garantida pelos alunos do Conservatório das Caldas das Rainha.

Prémios Escolares 2018-2019

Melhores alunos 9º ano

Colégio Frei Cristóvão – Ema Reis
Agrupamento de Escolas D. João II – Clara Marques
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos – Margarida Almeida
Colégio Rainha D. Leonor – Mariana Maurício
Agrupamento de Escolas Raul Proença – Maria João Inácio, Mónica Brás
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Leonor Susano
Conservatório das Caldas da Rainha – Alexandra Speck
Academia de Música de Óbidos – Catarina Querido, Inês Cordeiro, Joana Cordeiro

Melhores alunos 10º ano

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos – Cláudia Mendinhas
Escola Técnica Empresarial do Oeste – Lucas Devesa
Colégio Rainha D. Leonor – Tomás Henrique
Agrupamento de Escolas Raul Proença – Guilherme Garcia
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Laura Marques, Carlos Tojal
Conservatório das Caldas da Rainha – Miriam Cunha
Academia de Música de Óbidos – Beatriz Carvalho
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Soraia Pinzar

Melhores alunos 11º ano

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos – Telma Silva
Escola Técnica Empresarial do Oeste – Maria Mendes Figueiredo
Colégio Rainha D. Leonor – Gonçalo Bombas
Agrupamento de Escolas Raul Proença – Maria Leonor Realinho Silva
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Leonor Nascimento
Conservatório das Caldas da Rainha – Daniel Martins
Academia de Música de Óbidos –Eliana Nyagu
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – André Pedro

Melhores alunos 12º ano

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos – Tiago Timóteo, João Bonança
Escola Técnica Empresarial do Oeste – Susana Augusto
Colégio Rainha D. Leonor – Inês Rebelo
Agrupamento de Escolas Raul Proença – Filipe Paiva, João Pedro Ferreira
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Bárbara Ribeiro, Diogo Francisco
Conservatório das Caldas da Rainha – Catarina Lavadinho
Academia de Música de Óbidos – Inês Fernando
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Diogo Soilas, Maria de Fátima Joaquim

Melhor aluno companheiro – Henrique Vitorino, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste