O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu, no passado dia 14 de Setembro, a visita oficial do governador do distrito a que o club pertence (1960), Miguel Mendes, que se mostrou agradado com a cidade e, sobretudo, com o trabalho desenvolvido por este clube junto da comunidade.
Actualmente os rotários estão a desenvolver algumas campanhas de apoio social junto de entidades locais e, no próximo dia 2 de Outubro, irá entregar 30 prémios escolares aos alunos que se distinguiram no ano lectivo passado nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos.
“Estou completamente apaixonado pelas Caldas”. Palavras do governador do distrito rotário de 1960, Miguel Mendes, no jantar que decorreu no passado dia 14 de Setembro na Lareira e reuniu cerca de 80 pessoas. O responsável pelo distrito do qual faz parte o clube rotário caldense esteve de visita oficial à cidade durante essa tarde e reuniu com o presidente da Câmara, inteirando-se das suas potencialidades e problemas.
“É uma terra especial, cheia de história”, destacou Miguel Mendes, lembrando a sua fundadora, a Rainha D. Leonor, e a importância que deu às causas sociais. Depois de se inteirar dos problemas actuais nessa área, realçou o “trabalho profícuo” realizado pela autarquia e o clube caldense, nomeadamente ao nível dos rastreios e apoio com equipamentos aos mais carenciados.
O responsável referiu-se ainda às Caldas como uma terra de artistas, do qual o expoente máximo é Rafael Bordalo Pinheiro.
Miguel Mendes falou das cinco prioridades estratégicas para este distrito rotário, surgindo logo à cabeça o apoio aos clubes, “que são a alma do rotary”, disse. Esta governadoria está também empenhada em projectar a imagem pública do movimento, assim como aumentar “qualitativamente” o quadro social dos clubes.
Entre as prioridades estão também a realização de acções de formação e de projectos na comunidade. O também elemento do clube de Lisboa-Benfica lembrou como algumas das actividades que promovem podem fazer a diferença na vida das pessoas, dando o exemplo da acção que desenvolveram no seu clube, onde promoveram a vinda de 30 crianças de Elvas ao litoral para, pela primeira vez, verem o mar.
Já Abílio Lopes, o próximo governador (eleito para o ano 2016-2017) destacou o trabalho do clube caldense na reactivação do rotaract (programa para jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos) e referiu que o “futuro do movimento passa pelas novas gerações”.
Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, mostrou o seu agrado com o facto de o movimento ter um jovem como governador, sinal de que “a juventude também prespassa os quadros dirigentes dos rotários”. Deixou ainda um agradecimento ao clube por estar sempre disponível para ajudar quem precisa.
Essa abertura à comunidade foi também destacada pelo presidente dos rotários caldenses, Rui Rodrigues, que informou estão a desenvolver uma acção de angariação a favor dos bombeiros caldenses, onde pretendem adquirir desfibrilhadores e outros equipamentos de apoio às ambulâncias que prestam serviço ao INEM. Estão também a colaborar com o Banco Alimentar do Oeste no sentido de arranjar câmaras frigoríficas para conservar todos os produtos doados.
No próximo dia 2 de Outubro o clube irá entregar 30 prémios escolares aos alunos que se distinguiram no ano lectivo passado nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos.