Rotários premiaram mérito e distribuíram bolsas a estudantes

0
570
Os rotários distinguiram alunos do 9º ao 12º ano das várias escolas caldenses
- publicidade -

Este ano foram distinguidos 57 alunos das várias escolas caldenses e atribuídas 10 bolsas de estudo a jovens que frequentam o ensino superior

Os melhores alunos do 9º ao 12º ano, que frequentam os vários estabelecimentos de ensino caldenses, foram distinguidos, uma vez mais, pelo Rotary Club caldense numa cerimónia que decorreu na noite de 8 de novembro, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP).
João Pinto Beato, um dos 57 alunos distinguidos, reconheceu que o evento simboliza o “esforço e a importância da dedicação” que têm ao longo do ano escolar e, dirigindo-se aos colegas, incentivou-os a seguirem os seus sonhos. A iniciativa rotária foi também enaltecida pela encarregada de educação, Maria do Rosário Caetano, como reconhecimento do bom trabalho feito pelos jovens, “sobretudo nesta época tão difícil em que vivemos todos nós, pais, aflitos para resolver as questões da nossa vida”.
Na mesma cerimónia foram entregues 10 bolsas de estudo, no valor de 750 euros cada, a alunos com carência económica, que frequentam o ensino superior. Estas bolsas são apoiadas pela Fundação Rotária Portuguesa e, de acordo com João Girão, desde 1959, já atribuiu mais de 14 mil bolsas de estudo, num total que ascende aos oito milhões de euros. A bolseira Luísa Fernandes, estudante do primeiro ano de mestrado em Design de Equipamento, na Faculdade de Belas Artes, destacou que se trata de um “grande incentivo para seguirmos em frente com as nossas aspirações”. Considera que a bolsa representa uma oportunidade de crescimento” e agradeceu aos rotários por investirem na educação, realçando que quer continuar a “honrar a confiança que em nós foi depositada”.
Presente na cerimónia, o diretor do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, deixou a disponibilidade para colaborarem com o clube rotário, realçando a importância em reconhecer-se o mérito dos jovens. Já o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel Pinto, dirigiu-se aos alunos, famílias e rotários como os “heróis da noite”, enaltecendo o seu esforço. Agradeceu a dedicação dos melhores alunos e destacou a rede de apoio que têm, mas não deixou de lembrar todos os outros alunos que “também merecem todo o nosso apreço e reconhecimento”.
Também a vereadora Conceição Henriques considerou tratar-se de um “momento alto” na vida dos jovens. Dirigindo-se à plateia, partilhou que um dos ensinamentos da escola é “aprender a aprender”, que será aplicado ao longo da vida. “Na vida poucas pessoas nos conseguem ensinar alguma coisa, nós é que temos de ter a predisposição para aprender. Estes jovens que aqui estão revelam já hoje que têm propensão para aprender”, disse a autarca, reconhecendo que “aprender e trabalhar são sacrifícios, mas bons, porque depois temos os resultados”. Para além do mérito e conhecimento académico, também a integridade foi realçada por Conceição Henriques como um valor fundamental.
Manuela Franco, vice-presidente do distrito rotário de 1960, lembrou que, para o clube, “investir em educação é investir no futuro, não só de cada aluno que hoje destacamos, mas também no futuro das nossas comunidades e do nosso país”. Cada um dos jovens homenageados representa a “promessa de um futuro mais justo, mais inovador e mais humano”, salientou, deixando um agradecimento aos alunos, professores e pais. Por sua vez, Luiz Gomes, presidente do Rotary caldense, convidou os alunos a colocarem o troféu num sítio bonito e que, ao olharem para ele, pensem: “eu mereço isto que está aqui e fui reconhecido por isso. É muito bom sermos reconhecidos por alguma coisa que fazemos”, concretizou.
Os prémios de mérito foram instituídos em 2001, resultado de uma ideia do rotário Carlos Monteiro, na altura tesoureiro do clube. O rotário caldense explicou que estes prémios têm por objetivos premiar os alunos, incentivar o colega, o amigo, a ser também tão bom como ele e integrar a comunidade e as empresas na iniciativa.
A cerimónia contou também com a participação dos alunos da Escola Mooves Dance Studio. ■

- publicidade -