Os prémios escolares do Rotary das Caldas foram este ano entregues a 36 jovens, um número superior ao das edições anteriores porque este ano se juntou o Conservatório das Escolas à lista de escolas. A cerimónia de homenagem aos alunos decorreu no passado dia 14 de Outubro no auditório da Expoeste, mas este ano foi apenas entregue um diploma e um galardão, e não prémios monetários dada a dificuldade em encontrar patrocínios por parte das empresas.

Não se deve ter medo de destacar o mérito. Partindo desta premissa, o Rotary Club das Caldas distingue anualmente os melhores alunos do ano lectivo anterior, das escolas das Caldas da Rainha e Óbidos. Este ano foram 36 os distinguidos, um número superior aos anos anteriores porque juntaram o Conservatório das Caldas da Rainha à lista de estabelecimentos de ensino. Além disso foram também premiados mais de um aluno do mesmo ano e na mesma escola, que terminaram com as mesmas notas.
Outra distinção que é feita, neste caso com a participação dos colegas, é a de melhor companheiro – onde são enaltecidos os valores da amizade, solidariedade e comportamentais – e que este ano coube a Flávia Fatal, da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO). A jovem irá participar, por indicação do clube caldense, no Ryla, um programa de desenvolvimento das habilidades de liderança.
Também Tatiana Neves subiu ao palco do auditório da Expoeste, para receber, pelo terceiro ano, a bolsa de estudo do Rotary Club das Caldas, que lhe permite prosseguir os estudos superiores de Secretariado na Universidade de Aveiro.
Ao contrário dos anos anteriores, em que os jovens recebem um prémio em dinheiro ou compras nos estabelecimentos que apoiam a iniciativa, este ano receberam um diploma e um troféu feito de propósito para a cerimónia. Esta alteração ficou a dever-se à dificuldade do clube em conseguir arranjar patrocínios para todos os prémios e querer dar “a todos a mesma dignidade”, explicou o rotário Carlos Lopes. “Entendemos que assim é um prémio mais simbólico, perene e digno”, acrescentou.
Uma das alunas premiadas, Catarina Simões, destacou o papel dos professores, funcionários e encarregados de educação, no seu sucesso, ao passo que Tatiana Neves realçou que ter recebido estas distinções fizeram com que se mantivesse motivada na escola. “Todos os alunos devem esforçar-se por alcançar os objectivos, porque depois serão recompensados”, disse a agora estudante do ensino superior, mas que foi das melhores alunas da ETEO.
Já Francisco Cassamo, pai de uma das alunas distinguidas, destacou o papel dos professores, uma classe que lhe merece o maior respeito. “No nosso tempo eram os nossos segundos pais”, disse, lamentando que actualmente esta classe não esteja a ser acarinhada como devia.
Defendeu que a “verdadeira herança e fortuna” que os pais podem deixar aos filhos é a educação e partilhou com os presentes que pediu (e obteve) um financiamento para o curso do seu outro filho. E questionou: “Se pedimos empréstimo para comprar casa e carro, para a educação dos nossos filhos não devemos fazer o mesmo?”.
A animação foi garantida por dois jovens alunos do Conservatório das Caldas da Rainha.

- publicidade -

 

ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste
10º – Bruna Nunes
11º – Juliana Bom
11º – Maria Inês Alves
12º – Samanta Correia
Melhor companheira – Flávia Fatal

Agrupamento da Escola Secundária Raul Proença
9º – Filipe Paiva
10º – Camila Costa
11º – Rui Santos
12º – Maria Faria

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
9º – Catarina Simões
9º – Joana Rodrigues
10º – Inês Marques
10º – Bruno Gama
11º – Patrícia Cunha
11º- Luís Jacinto
12º – Catarina Norte
12º – Beatriz Tojal

Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos
9º – Rafael Reis
10º – Oksana Veychuk
11º – David Elias
12º – Liliana Silva

Colégio Rainha D. Leonor
9º – Mariana Casimiro
10º – Bernardo Henriques
11º – Zahra Cassamo
12º- Inês Santos

Colégio Frei Cristóvão
9º – Cecília Henriques

Agrupamento de Escolas D. João II
9º – Carlota Rezendes

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Nível 4 – Ana Rita Moita
Nível 4 – Daniel Firmino
Nível 5 – Emília dos Reis
Nível 5 – Renata Justo
Nível 5 – Rosa Cardoso

Conservatório das Caldas da Rainha
9º – Josefine Winkler (Piano)
10º- Beatriz Morais (Violino)
10º – João Laureano (Saxofone)
11º – Eduardo Marques (Piano)

Bolsa de estudo do Rotary Club das Caldas
Tatiana Neves

 

- publicidade -