Salir de Matos deu-se a conhecer pelo quinto ano

0
652
Gazeta das Caldas
A realização de “Conhece Salir de Matos?!” proporciona momentos de diversão e de convívio

A quinta edição do evento “Conhece Salir de Matos?!” decorreu entre os dias 13 e 15 de Julho e recebeu centenas de pessoas no recinto da junta de freguesia.
Este evento, que teve como objetivo divulgar a gastronomia, artesanato e costumes de Salir de Matos, contou com a participação de 12 tasquinhas e diversas bancas dedicadas ao artesanato e costumes da região.
O primeiro dia abriu com um baile tradicional do duo Ana e Luís Vicente, pelas 19h00, que animou a noite de todos os que participaram nas tasquinhas e os visitantes das diversas bancas de artesanato.
A animação do segundo dia do certame iniciou-se às 19h30 com a atuação do grupo de danças antigas São Portugal. A partir das 21h00 o grupo musical Banda Linha D’Água foi o escolhido para atuar.
O terceiro e último dia iniciou-se com a V Caminhada ASESM (Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos), que teve como objetivo dar a conhecer os diversos espaços naturais e paisagísticos da freguesia de Salir de Matos. A diversão continuou com a atuação do grupo de danças francófono Country Silver Coast. Pelas 14h00 o público pôde apreciar a atuação de Cathy Sjoberg. Da parte da tarde, a animação foi entregue a diversos ranchos e acordeonistas da freguesia que animaram as centenas de pessoas que se deslocaram ao recinto. Actuaram os ranchos folclóricos Os Amigos da Associação de Barrantes, Alegria da Nossa Terra (Trabalhias) e Flores da Primavera (Guisado). Para encerrar o certame, o Grupo Típico Os Caldenses animou a noite.
Os visitantes destacaram o convívio familiar proporcionado por este tipo de certame, como uma das principais características do “Conhece Salir de Matos?!” Silvia Jackman, artesã residente nos Infantes, decidiu participar nesta quinta edição do evento porque reside há pouco tempo em Salir de Matos. “Acho que esta é uma excelente forma de divulgar o meu trabalho e de conhecer as pessoas que residem aqui”, disse.

Centro Recreativo fez 27 anos

Decorreu no passado dia 8 de julho um almoço convívio de comemoração do 27º aniversário do Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos. Este almoço juntou mais de 150 pessoas e teve como prato principal um porco no espeto.

S.J.