Embora S. Pedro tenha ameaçado com chuva para sábado à tarde, 19 de Março, o sol deu a bênção ao evento “Memo à Caldas Skate JAM”, um torneio informal de skate que decorreu no Skate Parque e juntou cerca de 60 amantes da modalidade. Esta foi também a segunda iniciativa do Programa do Mês da Juventude 2016 realizada nas Caldas.
Mais que a competição, a actividade promoveu principalmente o convívio entre a comunidade skater caldense, composta actualmente por aproximadamente 20 praticantes. Inscritos nas duas provas realizadas (Best Trick – Sub 17 e Jam Session – Categoria Aberta) estiveram cerca de 30 jovens.
Ao contrário dos campeonatos oficais, neste torneio as regras não estavam “escritas” e cada skater teve mais tempo para provar o seu talento em cima da tábua. Em média 20 minutos, quando oficialmente os tempos rondam menos de dois minutos.
Valter Sousa, membro da organização, disse à Gazeta das Caldas que a vontade de organizar um evento deste género surgiu “porque o Skate Parque estava sem iniciativas há algum tempo”. Um fenómeno que pode ser explicado pela preferência actual dos skaters pelos espaços urbanos, em detrimento dos parques destinados à prática da modalidade.
“Agora fazemos mais manobras na rua e gravamo-las em vídeos para arranjarmos patrocinadores”, acrescentou Valter, que também idealizou o “Memo à Caldas Skate JAM” para que os praticantes mais novos convivessem de perto com os “veteranos”.
Aliar o desporto à arte do design e da música foi também outro propósito desta actividade, que contou com um cartaz elaborado por André Querido e teve continuação no Parqe Club com os DJs Stereossauro e Holly. Durante a tarde acendeu-se ainda um churrasco oferecido pelo Centro da Juventude.
Os prémios atribuídos aos participantes foram cedidos pelos patrocinadores Don Dinis, Glorybound Tattoo Parlor, Matix Clothing Portugal, Surfoz, Surge Skateboard Magazine e Elisa Osteopata.
EXPOSIÇÃO NO CÉU DE VIDRO
Ao mesmo tempo que os as tábuas rolavam no Skate Parque, no Céu de Vidro foi inaugurada a exposição “Ganja City Trough the Eyes of European Youth”, um conjunto de 50 fotografias captadas por 15 lentes de diferentes nacionalidades. Tiago Gomes, caldense que estudou Som e Imagem na ESAD, tem em exibição 10 fotografias da sua autoria.
“A oportunidade surgiu em Braga, cidade onde vivo, através da organização Europa Jovem, que me enviou para o Azerbaijão por seis dias para fotografar a cidade de Ganja”, contou o artista, que foi desafiado a colocar em imagens o tema da juventude.
Este projecto, financiado por fundos europeus, decorreu entre 10 e 16 de Julho de 2015 e o seu resultado final pode agora ser apreciado no Céu de Vidro até 3 de Abril. A mesma mostra já esteve patente no Azerbaijão, Roménia, Lituânia, Montenegro, Sérvia, Turquia, Estónia, Finlândia, Eslovénia, República Chega, Ucrânia, Hungria, Geórgia e Polónia e está pela primeira vez em Portugal.
Já domingo à noite, o CCC recebeu a final concelhia do concurso “Toma Lá Talento 2016”. Miguel Pimenta, aluno da ESRBP e a dupla da ETEO Laura Machado e Ricardo Franca foram os finalistas apurados para a final regional, a realizar-se a 15 de Abril.