Sucesso da Feira Medieval do Carvalhal surpreende organização

0
803
Animação cultural foi um dos pontos altos desta iniciativa, que decorreu na aldeia do concelho do Bombarral
- publicidade -

Aldeia encheu-se de público ao longo dos três dias de um evento que se realizou pela primeira vez, mas que promete continuar. Junta pretende continuar a valorizar passado histórico da freguesia

Foram vários milhares de pessoas que passaram pela primeira edição da Feira Medieval do Carvalhal, no passado fim de semana, tendo sido superadas as expectativas da organização, que em apenas mês e meio montou o evento.
Ao longo dos três dias do certame, que decorreu entre 24 e 26 de junho, esta aldeia do concelho do Bombarral foi palco de várias iniciativas, que pretenderam marcar este período histórico, no qual, como não poderia deixar de ser, a gastronomia e a animação reinaram para a alegria do povo.
Danças e ofícios medievais, a par de lutas entre cavaleiros e grupos musicais com sons da época, contribuíram para o sucesso do certame, com entrada livre e organizado pela Junta de Freguesia do Carvalhal.
A gastronomia foi também uma componente muito importante, tendo sido convidadas as associações da freguesia para ficarem à frente das tasquinhas e, desta forma, arrecadarem receitas para o desenvolvimento das suas atividades ao longo do ano.
Marcaram presença apenas duas associações que, curiosamente, não têm sede na freguesia do Carvalhal. Tratam-se da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e O Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral, que decidiram estar na Feira Medieval em função, também, do trabalho que realizam em todo o concelho ao longo do ano.
A aldeia do Carvalhal, que ficou conhecida em todo o país por ser palco das filmagens das quatro temporadas da série televisiva “Bem-Vindos a Beirais”, emitida pela RTP, é a povoação do concelho onde ainda são visíveis muitas edificações antigas, dispersas por uma rede de pequenas e sinuosas ruas que não mudaram com o passar dos anos.
Logo à entrada, a Torre dos Lafetá, Imóvel de Interesse Público cuja primeira referência histórica remonta ao século XIII, é o ‘ex-líbris’ da aldeia, sendo considerada uma das mais antigas edificações construídas pelo homem no concelho do Bombarral. A poucos metros de distância está a Ermida de Nossa Senhora do Socorro, capela maneirista e barroca edificada no século XVI e que também tem a mesma classificação de proteção do Estado Português.
É este passado histórico que fez surgir a vontade da Junta de Freguesia do Carvalhal em montar, num tempo recorde, uma feira medieval que estará garantidamente de regresso em 2023.
Segundo assegurou à Gazeta o presidente João Mendonça, a organização reconhece que “não estava à espera de tantos visitantes, pelo que foram superadas todas as expectativas”.
A “invasão” de visitantes foi de tal ordem que, no primeiro dia do evento, se esgotou o pão ao fim de apenas algumas horas no espaço das tasquinhas e até o leite acabou na banca de venda de crepes artesanais.
Com um orçamento de cerca de oito mil euros, provenientes do orçamento da Junta de Freguesia, o desafio lançado por Cláudio Barroca à autarquia foi aceite imediatamente pelo executivo e, em poucas semanas, foi criado este evento, que promete tornar-se numa tradição na aldeia, dado o impacto da primeira edição.
Da Câmara Municipal do Bombarral veio o apoio da divulgação e criação dos cartazes e ‘outdoors’ promocionais da feira. Após a reunião com as associações da freguesia, das oito existentes apenas duas não aceitaram o repto para participarem no sestor da restauração.
“Foi uma boa forma de colaborarmos com as nossas associações, que também muito contribuíram para a promoção da nossa freguesia. E toda a gente ficou contente!”, enalteceu o presidente da Junta do Carvalhal.
Quanto à próxima edição ainda é cedo para avançar com detalhes mas, segundo João Mendonça, já começaram “a trabalhar nesse sentido”, garantindo que vai ser contida a expansão do espaço do certame pelas ruas da aldeia. E garante: “Tirando o Festival do Vinho, este é o evento que contou com mais visitantes no concelho do Bombarral!”. ■

- publicidade -