Em relação à semana passada regista-se meia centena de novos infectados no Oeste, para o que muito contribuiu o surgimento de um total de 25 casos em Arruda dos Vinhos. Em Caldas da Rainha há mais três casos activos de covid-19 e mais um recuperado

Na última semana foram detectados na região meia centena de novos casos de covid-19. Este aumento está, sobretudo, relacionado com Arruda dos Vinhos, onde se identificaram 25 novos infectados entre os dias 2 e 9 de Setembro.
Naquele concelho, havia 11 casos na semana passada, número que subiu para os 36 na passada quarta-feira, dia de fecho desta edição, devido ao surto identificado no Lar de São Miguel, onde 18 utentes e dois funcionários foram infectados no espaço de 24 horas.
A segunda maior variação nos concelhos da região nos últimos dias foi registada em Alcobaça, onde se verificaram mais onze infectados, além de oito pacientes recuperados.
Em Torres Vedras há mais cinco novos casos e mais 20 recuperados, enquanto Caldas da Rainha assinalou mais três casos e um recuperado.
Esta semana, Peniche viu surgirem mais três casos de infecção pelo novo coronavírus, além de um paciente dado como curado, enquanto Sobral de Monte Agraço tem mais um doente infectado com covid-19.
Por outro lado, Alenquer apresentou mais quatro casos e cinco recuperados, enquanto na Nazaré há registo de mais um infectado e três pacientes dados como curados.
Torres Vedras, com 55 activos, é o concelho da região que inspira maiores cuidados, embora tenha apresentado o maior número de recuperados na última semana.
De resto, o Oeste tem vindo a estabilizar os números e a apresentar uma taxa consistente de redução do número de casos activos. Nos últimos dias, há apenas mais um caso activo na região, enquanto se regista a recuperação de meia centena de pessoas. Além disso, neste período, ao contrário de semanas precedentes, não se registaram óbitos.
Tal como na semana passada, Óbidos e Bombarral são os únicos concelhos do Oeste sem qualquer caso de infecção activo, enquanto a Lourinhã tem apenas um caso.
Desde o início da pandemia, foram identificados na região 1446 casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais resultaram 41 óbitos.

INFECÇÃO NA EURO WINNERS CUP

Entretanto, um atleta da Casa do Benfica de Loures, que participa na Euro Winners Cup (a mais importante competição de clubes de futebol de praia) acusou positivo à covid-19 antes do arranque da prova.
No âmbito da testagem pré-evento, processo pelo qual passaram as 32 equipas participantes na edição deste ano, “foi confirmado um caso positivo ao SARS COV 2 de um elemento de uma das equipas participantes”, informou a Câmara da Nazaré, entidade que organiza o evento em parceria com a Beach Soccer Worldwide, em comunicado.
A autarquia revelou ainda que, “como consequência do resultado, e ainda que toda a restante equipa tenha tido resultados negativos na testagem, a autoridade de saúde local, como medida preventiva, decretou, de imediato, a recolha aos seus domicílios dos jogadores e corpo técnico da equipa em causa, bem como a desinfeção imediata da unidade hoteleira onde aguardaram a confirmação dos testes laboratoriais”.
A prova, cuja realização chegou a estar em risco, devido à pandemia, conta com um total de 32 equipas (27 masculinas e cinco femininas), distribuídas por sete grupos. O campeão em título é o Sp. Braga e o evento decorre até ao próximo domingo.