Tarifário do Toma aumentou 10%

0
856

notícias das CaldasAs viagens no Toma aumentaram 10% desde 16 de Agosto. Uma viagem simples comprada no autocarro custa agora 1,10 euros ou 0,55 euros se comprada previamente nos diversos pontos de venda. Antes estes preços eram de, respectivamente, 1 euro e 0,50 euros.
Quem comprar o cartão e 12 viagens paga agora 5,50 euros e 150 carregamentos custam 33 euros, o que baixa o preço de cada viagem para 0,22 euros. Antes as 150 viagens custavam 30 euros.

Esta deliberação foi aprovada por unanimidade na sessão de Câmara de 27 de Junho. Na altura a informação elaborada pelo Gabinete de Planeamento e Urbanismo justificava esta alteração “face aos valores de receitas e despesas do projecto e tendo em conta que o tarifário não sofreu qualquer aumento, desde a entrada em serviço deste sistema de transportes”.
O Toma conta actualmente com três linhas – azul, laranja e verde – servidas por uma frota de quatro autocarros. Os percursos da linha azul também sofreram uma alteração a 16 de Agosto, no sentido poente-nascente à Praça da República.
Agora passou a haver uma inversão da ordem de passagem nas paragens do Centro de Saúde, Cutileira, Hortas e Quinta dos Canários, nos dois sentidos. No sentido poente-nascente irá registar-se uma modificação do troço entre o Centro de Saúde e o Hospital.
Por outro lado, passou a haver paragens novas na Escola D. João II, Montepio, Heróis da Grande Guerra, Rainha e Praça da Fruta. Em contrapartida foram eliminadas as paragens junto à PSP, Tribunal, Rodoviária e Chafariz das 5 Bicas.
Os novos percursos da linha azul, no sentido poente-nascente contempla paragens no Rugby-Colégio, piscinas, Arneiros, Raul Proença, Expoeste, Cidade Nova, Centro de Saúde, Cutileira, Hortas, Quinta dos Canários, EB 2,3 D. João II, Montepio, Rua Heróis da Grande Guerra, Rainha, Praça da Fruta, Hospital, Católica, Colina do Sol, Santa Rita, Gago Coutinho e Mercado.
No sentido nascente-poente, o percurso inclui o mercado, Belver, Hospital, 5 Bicas, Chafariz, Montepio, Câmara, PSP, Quinta dos Canários, Hortas, Cutileira, Centro de Saúde, Cidade Nova, Expoeste, Raul Proença, D. João II, piscinas, Rugby-Colégio.
O Toma – Projecto Piloto de Transporte Urbano, começou a circular na cidade a 15 de Maio de 2007 com o objectivo de melhorar a mobilidade e diminuir o número de automóveis que circulam no centro da cidade.
Os autocarros circulam de segunda a sexta-feira entre as 7h30 e as 19h30, e ao sábado entre as 8h00 e as 13h30.