Terminada reconstrução de merlões no castelo de Óbidos

0
607
A Câmara de Óbidos anunciou, esta sexta-feira, que a reconstrução dos merlões da cerca urbana do castelo de Óbidos que ficaram danificados na sequência de um incidente com uma grua já estão reconstruídos.
Aprovada pela Direção-Geral do Património Cultural, a intervenção na área de conservação e restauro encontra-se já concluída.
A obra envolveu o desmonte dos blocos de alvenaria soltos e a reconstrução dos elementos arquitectónicos em alvenaria, mediante a reutilização do material pétreo existente (guardado em depósito para o efeito), a colocação de alguns materiais pétreos idênticos de maior dimensão e a aplicação de uma argamassa de cal compatível.
A obra esteve a cargo da empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & C.ᵃ Lda, que também executou a empreitada de “Reabilitação para colmatação de deficiências e patologias no conjunto urbano Vila de Óbidos”.
A obra foi autorizada pelo Município de Óbidos, tendo sido fornecido apoio logístico e efectuado acompanhamento técnico por parte do Serviço de Arqueologia.
Segundo a autarquia, os custos da obra de reconstrução foram suportados pelo promotor da obra particular, na qual teve origem o derrube dos merlões.