Torneio de petanca juntou mais de 150 participantes

0
358
Evento decorreu ao longo de todo o domingo, com muita animação

A prova, em Salir de Matos, é também um momento interessante de convívio entre as várias nacionalidades

Durante o domingo, 1 de setembro, realizou-se mais uma edição do Torneio de Petanca em Salir de Matos. Organizado pelo Centro Recreativo e Cultural da localidade, o torneio vai já na sétima edição e pauta-se por ser, anualmente, um momento de encontro e de convívio entre várias nacionalidades.
Durante a manhã arrancaram os jogos no Campo da Bola (que não tem utilização no resto do ano).
Até por volta das 12h30 houve jogos. A essa hora uma pausa para um piquenique que incluía frango assado.
Depois, a partir das 14h00, continuaram os desafios até às 17h00.
Elísio Graça, presidente da coletividade, fez notar que os atuais órgãos sociais assumiram a associação há cerca de um mês e meio. “É um projeto da anterior direção, para o qual oferecemos a mão de obra”, explica.
A grande novidade deste ano foi a participação dos artesãos da freguesia, que puderam expor as suas obras no recinto do torneio.
“Tivemos participantes de muitos países, como França, Estados Unidos da América, Noruega e Bélgica, entre outros”, destacou.
Os prémios, oferecidos por parceiros e patrocinadores, não eram monetários, mas sim produtos ou vouchers para refeições ou compras.
Elísio Graça explicou que os novos órgãos sociais tiveram a preocupação de manter os eventos mais importantes da associação, como a participação no Conhece Salir de Matos!? e o torneio de petanca. “Para o ano queremos fazer novamente o passeio de tratores”, contou.
Na organização do torneio de petanca trabalharam cerca de 30 pessoas, entre a nova e a anterior direção da coletividade, amigos e funcionários da Junta de Freguesia, mas também participantes que ajudaram na montagem.
Segue-se no dia 22 o Almoço do Sócio da associação. Com animação de Quarteto dos Três Irmãos, Borga & Graça, o repasto tem entrada gratuita para os sócios e um custo de 15 euros para não sócios (até aos 12 anos é gratuito e dos 12 aos 17 anos custa 12,50 euros). ■