Prova tem uma vertente solidária e permite usufruir das paisagens da freguesia
A terceira edição do Trail dos Flamingos decorreu na manhã de domingo, no Nadadouro e reuniu cerca de 400 atletas. Houve um trail kids (com 1,5 quilómetros de extensão), uma caminhada e uma cãominhada (com 10 quilómetros cada), um mini trail (de 12 quilómetros) e um trail sprint (de 23 quilómetros).
A prova, que tem uma vertente solidária, tira partido da beleza natural daquela zona e, em particular, da Lagoa de Óbidos. Este ano a organização decidiu inverter o sentido do trajeto.
Os fundos que conseguem angariar para o Centro de Apoio Social do Nadadouro são relevantes. A presidente da Junta de Freguesia do Nadadouro, Alice Gesteiro, destacou a participação e a ajuda da prova a uma instituição que tem uma centena de utentes.
Na organização existe uma parceria entre o centro, a Junta de Freguesia do Nadadouro, a Câmara das Caldas e o grupo “Não fazemos nem mais um… km”.
A autarca recordou que os trails no Nadadouro iniciaram-se antes da pandemia, com os Lagoa Sunset Trails (houve duas edições) e salientou o papel de Mário Alberto e Henrique Frazão na organização. “São os motores disto”, afirmou.
Os troféus, que eram flamingos, foram feitos pelos utentes do centro, onde se realizou um almoço-convívio. Na organização trabalharam cerca de 50 pessoas. ■